Gestão de conflitos utilizando a PNL corporativa - Seu cérebro auxiliando no seu desenvolvimento

A palavra conflito pode gerar muitas emoções e acredito que a principal é um desconforto diante do significado que possivelmente algumas pessoas atribuem.

Conflito é diferente de desentendimento, ou falta de alinhamento, quando existe falta de alinhamento ou objetivos em comum, inexiste espaço para conflitos, inclusive pode ter interesses distintos e velados, o que é muito nocivo para os relacionamentos.

Então verdadeiramente, ter um conflito é uma oportunidade quando existem objetivos em comum e alinhamento de valores.

O primeiro ponto importante para lidar com o conflito, com a capacidade de compreender que essa pode ser uma etapa importante para uma aliança cada vez mais sólida e transparente, assim como pode também abrir espaço para novas alianças.

Depois de ter liberdade para olhar, ouvir e sentir o conflito como uma abertura para conhecer melhor a outra parte ou outras partes envolvidas no objetivo.

Essa habilidade faz o exercício da competência de respeito estar muito presente, na PNL Corporativa quando estamos fazendo a gestão de um conflito ou treinando lideranças para fazê-lo.

Abrisse para entrar em contato com o ponto de vista diferente do nosso é uma habilidade que faz um profissional ter amplitude em sua visão e assim construir alternativas.

Para desenvolver com equilíbrio essa habilidade a melhor forma é desprendendo-se da visão binária de certo ou errado, construindo que sempre podemos pensar na melhor saída para um objetivo que é diferente de fechar, isso é certo ou errado para o objetivo.

O respeito solidifica as bases para gestão de um conflito sempre, a prática nos mostra que muitas vezes o fator que impulsionou o conflito foi exatamente a ausência de respeito com a diversidade e opiniões, mesmo com pessoas engajadas em uma meta em comum.

Esse é outro fator determinante e talvez o que merece a maior atenção e muitas vezes por acreditar na “tal da obviedade”, esse fator é desconsiderado.

Definir objetivo em comum requer muita conversa e especificação para realmente identificar quem tem sinergia com o objetivo e participação essencial.

Deixar isso muito transparente no processo de um trabalho em equipe, um projeto, um relacionamento pessoal e um aspecto que a abordagem com PNL Corporativa, considera de alta relevância e impacto.

Interações pouco esclarecedoras podem gerar uma serie de conflitos, muitas vezes o fato de realinhar o objetivo em comum, transforma o que estava sendo considerado um conflito e como coloquei inicialmente acaba fortalecendo a aliança.

Ter maturidade para lidar com o conflito é um item que faz a diferença, esse quesito está vinculado a maturidade emocional que nada tem haver com idade, podemos ter sim profissionais jovens com alta capacidade emocional para lidar com o conflito.

Sabemos da capacidade emocional, pela forma como o conflito é encarado, se a respeito com as diferenças e a valorização das pessoas pelo que são que é diferente do que pensa.

Esse ponto também vem tornando a gestão de conflitos com PNL Corporativa algo mais simples, separar o individuo do seu comportamento ou opinião, somos muito mais do que pensamos e temos mais possibilidades do que expressamos.

Um profissional que consegue enxergar além do seu ponto de vista consegue interagir com valorização para com as pessoas.

Fator que quando estudamos conflitos e sua gestão acelera os bons e sustentáveis alinhamentos!

Um conflito envolve pessoas e opiniões, entender também se os envolvidos estão abertos para o alcance do objetivo é uma observação que merece método e carinho, assim a economia de tempo e potencial.

Espero que você possa experimentar algumas informações simples para gestão do próximo conflito e alcançar resultados satisfatórios!

Lembre-se o cérebro solicita treino para realizar novos caminhos.

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