Gerenciar equipes é a Medicina da Administração!

“ Uma equipe é um time, que trabalha integrado para alcançar um mesmo objetivo, onde cada membro exerce um papel de importância na gestão das tarefas, e a somatória de seus talentos e competências e experiência na execução das atividades apresentadas define de forma catedrática o rumo desse resultado”

O que é trabalho em equipe?

Trabalho em equipe é um fator diverso, integrar pessoas de formação, de ideais, de fundamentos, de características tão diferentes é o desafio de qualquer gestor, afinal o ser humano é sem dúvida a maior riqueza de uma empresa, mas não necessariamente a ferramenta mais fácil de se lidar.

Quem é da área de Gestão de Pessoas assim o bem sabe, quando usamos este recurso temos que analisar cada ponto, desde dos conhecimentos técnicos como para os interpessoais, pois estes se refletem nas ações do dia -a- dia da rotina de trabalho.

Portanto um gestor quando comanda uma equipe tem que pensar como um médico, o médico quando estuda medicina ele aprende que o corpo humano é uma máquina perfeita, mas complexa e tudo absolutamente tudo está interligado.

O cérebro comanda o corpo, é o único órgão que não pode ser transplantado, sua falência resulta na morte dos outros, no entanto se o coração apresenta problemas, compromete a circulação e o cérebro precisa de sangue circulando para gerar o envio das respostas aos outros campos. Se os rins param outros órgãos são afetados, afeta a filtragem do sangue. Até um arranhãozinho ridículo no pé pode trazer sérios problemas, veja os diabéticos e falo por ser uma, se inflama, se corta, não cicatriza fácil, e o processo inflamatório poder gerar infecção causando uma trombose ou morte da área agravando uma amputação.

Dessa forma quantos pontos estão envolvidos na tratativa do corpo inúmeros, mas nosso assunto não é medicina e sim administração uso este parâmetro apenas para abrirmos um comparativo entre a avaliação dos quadros.

Mas com que lida um gestor?

Um gestor ao gerenciar uma equipe não lida com sangue, com doenças, afinal estamos falando de administração, um gestor lida com ideias, informações, procedimentos, inter-relações, metodologias, estratégias, planos, negócios. No entanto cada um desses pontos como os componentes do corpo humano também está interligado, dessa forma um gestor ao desenvolver trabalho em equipe tem que ter essa consciência imaginar o líder como cérebro e os demais membros como os órgãos ligados no processo, cada membro corresponde a um setor no desenvolvimento da atividade, e tudo deve funcionar de forma integrada, mas como conseguir esse objetivo?

Aprendendo a gerar espirito de equipe!

Minha amiga e parceiras no estudo para composição desse artigo a Administradora Ana Paula da Veiga Rodrigues ao longo do nosso desenvolvimento acadêmico na faculdade de Administração me ensinou inúmeras lições sobre gestão de pessoas e espirito de equipe , lidar com pessoas consiste em olhar os prós e contras, ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo , pessoas são feitas de pontos positivos e negativos e temos que saber lidar com cada um deles, trabalhar em equipe significa que temos que saber gerenciar aquilo que é bom e potencializar aprimorar e o que não é bom temos que minimizar, ou anular , ou seja, não permitir que gere impactos na gestão do projeto desenvolvido. Trabalhar em equipe e saber integrar-se aos demais, procurar compartilhar conhecimentos e experiências focar no que é importante para o projeto e não no que é importante para você.

Saber trocar posições, as vezes achamos que fazemos algo muito bem, vem um projeto e alguém na sua equipe tem mais aptidão que você, ora porque não fazer uma troca, o resultado é o mesmo, o que se deseja alcançar num trabalho em equipe não é o bom aproveitamento e sucesso do projeto, então fazemos. Isso é trabalho em equipe, você batalha lado a lado, compartilha, constrói parcerias soma em vez de dividir, por que os benefícios e o sucesso se refletira para todos. Foi dessa forma que nós como estudantes desenvolvemos a gestão de nossos trabalhos acadêmicos e hoje como amigas trabalhamos nossos projetos em nossa empresa, verdadeiramente trabalho em equipe define-se em doação todo mundo pensa num senso comum, onde todos possam ter sucesso e se ajudam, se protegem, se valorizam. Prestigie o seu colega, valorize o trabalho dele, pois este se reflete no seu, seja parceiro dessa forma você nunca encontrara problemas para alcançar o sucesso. Eu tenho orgulho da minha parceira e sou uma privilegiada por trabalhar com ela, e contar com o seu talento.

Sem o apoio dela não teria conseguido compor de forma tão adequada esse artigo.

Por isso peço licença aos leitores para poder concluir essa análise elogiando minha parceira e agradecendo a excelência do seu trabalho.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento