Gerenciar a Si Mesmo

O que você precisa saber sobre você, para que chegue ao sucesso? Primeiramente deverá reconhecer suas forças, entender o que consegue executar com maior facilidade e perfeição. Atualmente a ferramenta mais utilizada é o feedback, ou seja, fazer uma análise de suas funções, ações, projetos... Através desta análise será facilmente apontado as aptidões e também o conhecimento adquirido, ou ainda, a ignorância intelectual. O próximo passo é claro, corrigir o que de certa forma está errado, e aperfeiçoar o que está bom, desta forma chegaremos a excelência. Entretanto, é preciso saber mais sobre sua forma de agir, podemos ser leitores ou ouvintes, estes são os modos de se expor, por isso é necessário perceber seus pensamentos e até mesmo suas ações, depois de executadas. Para continuarmos o assunto de como nos administrarmos, necessitamos descobrir como aprendemos as coisas. Isto mesmo, aprender a aprender! Algumas pessoas de sucesso aprendem anotando informações, outras escrevendo, debatendo, falando...O importante é salientar que você não deve tentar mudar a si mesmo, pois assim o sucesso será pouco provável, insista mais para melhorar a maneira pela qual se desempenha e procure não fazer nenhum tipo de trabalho onde, seu desempenho é baixo. E quanto aos valores que temos que aprimorar? Entenda e concorde com os valores de sua empresa, porque isto está diretamente ligado com a ética profissional, e com a eficácia. O lugar que pertencemos perante a sociedade deverá ser identificado também, geralmente grandes profissionais...Já sabiam que seguiriam esta carreira desde cedo, quando que na maioria das vezes, grande parcela de pessoas ainda não sabem seu lugar e sua contribuição, esta por sua vez deverá ser bem estudada, pois o sucesso depende de uma contribuição honesta, ética, competente...E o ser humano só conseguirá isto quando realmente tiver vontade de produzir sua parcela. Falar sobre sucesso sem falar de network é complicado, poucas pessoas atingem resultados sozinhas, em maioria, elas trabalham com outras e através desta rede conseguem ser eficazes. Então mantenha sua lista de contatos em atividade. Também não se pode mais esperar que uma organização por qual você trabalhe 35 anos ainda exista quando você chegar a segunda metade de sua vida, portanto o auto gerenciamento irá cada vez mais exigir a preparação para sua segunda metade da vida. Existe neste sentido a chamada carreira paralela, apesar de alguns acharem que você perde muito trocando ou até mesmo construindo outra carreira, este é um assunto muito interessante e muito próximo ao empreendedorismo. Enfim, o auto gerenciamento é uma revolução. Ele se baseia em pensar, agir, planejar, executar e controlar, e principalmente gerenciar todas as informações sobre você mesmo, pois tenho certeza que será muito mais fácil administrar uma empresa, quando se tem domínio sobre o seu EU. Este assunto é abordado numa esfera maior no capítulo XI do livro Desafios gerenciais para o século XXI de Peter F. Drucker.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.