GERE - Gestão de Resultados

A arte de se reinventar

Neste momento de ajuste dos custos de sua empresa com a queda do faturamento e aumento da inadimplência é importante ter coragem para tomar as decisões de sobrevivência de sua empresa, então aproveite para fazer sua nova empresa.

O primeiro passo é saber o tamanho do ajuste , para isto sugiro fazer uma DRE - Demostrativo de Resultado do Exercício , onde você vai ter uma clareza do valor do corte (identificando o déficit) .

O segundo passo é criar uma nova empresa no papel como se você fosse iniciar do zero, com processos ajustados , números de funcionários adequados , sem cometer as falhas que hoje você tem , porém pensando com o faturamento que você tem hoje, não é redesenhar sua empresa e sim esquecer a atual e criar uma do zero.

Esta nova empresa do Zero terá os indicadores (terceiro passo) de produtividade e qualidade ( intermediários e finalísticos ) nas áreas de produção , vendas e administração.

Estes iniciadores serão medidos diariamente com o responsável pela equipe , fazendo os ajustes ( Fato, Causa e Ação) quando os índices estiverem fora da curva, portanto é importante criar um Painel de Bordo que der clareza aos números.

O quarto passo e fazer um estudo detalhado dos custos atuais separando em três partes: vendas, administração e produção.
Depois junto com a equipe numerar os custos por ordem de prioridades no mais importante ao menos , separando em três partes: Alta, Média e Baixa.

O quinto passo é encaixar os custos a sua empresa zero , mais ágil, com novos processos , numero de funcionários, validando todas as despesas e criando um Orçamento a ser trabalhado e acompanhado com o Realizado.

Assim teremos uma Nova Empresa , com indicadores , DRE, orçamento , Painel de Bordo e juntando a estas ferramentas a montagem de um fluxo de caixa.

Agora temos que lembrar ações em suas despesas operacionais como renegociações com fornecedores e sistema financeiro .
Outro passo importante é ter uma contabilidade em dias com a tributação adequada ao seu negocio.

Este é o projeto que estamos desenvolvendo para Sebrae -Pi chamado de GERE - Gestão de Resultados onde mostrar a importância de diminuir o gasto. Mas não é só cortar, é você olhar de maneira nova a empresa para ela ter mais eficiência.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento