Gentileza gera gentileza e dá lucro!!

Observe ao seu redor e pare um pouco para ouvir as gentilezas ou as faltas delas no seu dia a dia

Lendo uma matéria, veiculada em um jornal local, me chamou muita atenção, quanto no título: "Profissionais gentis tem mais visibilidade em sua área". Costumo dizer que a educação abre portas, mas que a gentileza, junta com a simpatia, deixa abertas.


Observe ao seu redor e pare um pouco para ouvir as gentilezas ou as faltas delas no seu dia a dia.Quem já não entrou em uma loja e sem nenhuma intenção de comprar, mas......"bom dia senhora, posso lhe ajudar, quer que eu guarde a sua bolsa... fique a vontade..." e saiu com uma sacola da loja? Ou vai passando em frente a um magazine e uma vendedora dá um sorriso, tão largo , que você volta, entra e compra?

"Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade". Albert Schweitzer

"Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais". Ralph Waldo Emerson

Agora o difícil é esquecer uma falta de gentileza ou educação.... já relatam as pesquisas, que o negativo atinge muito mais gente do que o positivo. Mas poderia ser o contrário, concordas?

Hoje a educação conta como um diferencial mercadológico, sabe como: em uma entrevista de trabalho de uma colega, houve a entrevista, a avaliação do currículo, a aplicação de dinâmicas e outra entrevista com um diretor da empresa e finalmente uma última fase da seleção , os candidatos, dois últimos selecionados, tinham que almoçar com um diretor da empresa.

O comportamento à mesa, o sair e entrar de um ambiente, o conhecimento de algumas iguarias e ou bebidas até as palavrinhas mágicas: Obrigada, pois não, com licença, bom-dia/tarde/noite..., fazem parte da educação.

O gentil no trabalho e nas relações sociais, se destacará, porque permite às pessoas a sua volta se sentirem mais à vontade.

Quando estamos calados, pode observar e ter a certeza que quem fala é a nossa imagem, é a nossa comunicação não-verbal, como por exemplo: os gestos, o sorriso, nossas vestimenta e por ai vai.

A psicóloga Sionara Wouters atesta que, assim como um ambiente de mau humor modifica o comportamento das pessoas, o bom humor e a simpatia também são capazes de se disseminar.

Então devemos cuidar das pessoas, como gostaríamos de ser tratados, é um jargão antigo, mas que não sai de moda.

PRATIQUE A GENTILEZA, pois além de fazer bem a quem faz, é um antídoto que irá contribuir muito para quem recebe.

SEJA OU PROCURE SEMPRE SER EDUCADA, a sociedade como um todo agradece.

Pense que cada dia que passa, podemos acrescentar e aprender algo novo e melhorar ainda mais esse ser maravilhoso que é você!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento