Gamificação: Teoria dos jogos em ação - Parte 2

Recentemente escrevi um artigo sobre o jogo Sim City, cuja influência na minha carteira de investimentos foi relevante. Neste texto vou compartilhar outro jogo que me interesso bastante e que me ajudou a ter bons insights, trata-se do jogo Make It Rain. O objetivo principal desse game é deslizar cédulas de dinheiro na tela do smartphone. Conforme você as desliza vai acumulando valores. Existem outras maneiras de aumentar o valor, que vão sendo habilitadas no decorrer do jogo. Além disso há minigames com metas sugeridas pelo jogo que liberam premiações, e existem opções: poupar? Investir? Empreender? Quem sabe se envolver com política e gestão de tempo? Esse foi um breve review é só um aperitivo, se você ficou curioso, vale a pena testar o jogo.

Eu pessoalmente gosto de aprender com os jogos eletrônicos, que para mim acabam sendo um experimento além do entretenimento que proporcionam.

As reações químicas no cérebro de um jogador enquanto interage com uma interface são bastantes significativas e influenciam nas relações sociais e nas tomadas de decisão. Procurando por estudos relacionados às atividades fisiológicas de um jogador moderado enquanto joga, vê-se uma ação hormonal que aumenta a dopamina e diminui o cortisol. Esse é, portanto, um momento de relaxamento.

O Make It Rain produz essa mesma reação no usuário, e é possível obter resultados no conjunto de atividades que ele oferece para que se possa definir estratégias dentro da simulação, que vão calibrando o cérebro nas tomadas de decisão. Isso está muito associado à conhecida "teoria dos jogos", um conceito matemático que permite estudar situações estratégicas na qual jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Quem estudou sobre o assunto vai encontrar exemplos práticos em Make It Rain. Naturalmente esse não é o único jogo com esse tipo de conteúdo, mas é um bom exemplo que testei. A proposta desses jogos é de capacitar o usuário acerca do universo de finanças, investimentos e empreendedorismo. Sugiro esse jogo também para quem quer conhecer conceitos básicos, e divertidos, de administração e economia.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Filipe Tollotti

    Filipe Tollotti

    Brasileiro, 26 | Casado | Publicitário | Entusiasta dos dados
    café com admMinimizar