Futebol, política e religião

Por que assuntos polêmicos não podem construir grandes discussões ao invés de terminar em brigas?

Sempre quando ouvimos umas destas 3 palavras, automaticamente surge em nossas mentes a seguinte máxima: isso não se discute !

O título já é algo chamativo, polêmico, gerador de discussões e conversas em mesa de bar, mas o foco neste texto não é um dos temas ou os três temas em si, e sim a nossa tolerância. Por ter esse preconceito onde determinados assuntos não podem ser discutidos, automaticamente somos programados a sermos menos tolerantes, ouvir menos, o que vai acarretar em menor sensibilidade e uma comunicação deficiente.

Curiosamente futebol, política e religião são os assuntos onde as opiniões dos que estão discutindo são mais divergentes, tornando assim mais difícil chegar em um ponto comum. A partir do momento em que não ouvimos opiniões diferentes, pontos de vistas diferentes, experiências diferentes, culturas e gostos diferentes, ficamos mais limitados ao nosso universo particular. Ser tolerante não significa que todos tenham que fazer suas vontades e o que bem entendem sem que nos manifestemos, é muito além disso, é respeitar os limites de cada um, suas particularidades e posicionamentos. Afinal, como também diz o velho ditado, "nem tudo que aceitamos temos que concordar". O velho ditado está corretíssimo ! Quantas vezes não temos que aceitar o fato daquele grande amigo ser vascaíno? Quantas vezes nos chateamos quando a namorada, esposa ou companheira quer comer peixe, frango ou salada enquanto nós queremos aquela picanha? Aceitar as diferenças é usufruir da diversidades étnica, cultural, religiosa do nosso país, diversidade é riqueza ! Sempre que estiver em uma roda, e alguém começar a falar de futebol, politica e religião não existe em continuar.

Ouvir posicionamentos diferentes enriquece a nossa compreensão, nos deixa a par de pontos de vistas diferentes onde podemos comparar os dois. Sejamos mais tolerantes, afinal, no mundo existem bilhões de pessoas, cada uma com sua peculiaridade, por isso, aprenda a ouvir, aprenda a aceitar o que diferente, seja compreensivo e mundo será um lugar melhor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento