Café com ADM
#

Fundamentos da Excelência III - Final

Os fundamentos de excelência em gestão expressam conceitos reconhecidos internacionalmente como adequados e recomendados para as práticas de administração de empresas que pretendem ser reconhecidas como líderes de classe mundial. Ser uma empresa de classe mundial significa ser modelo para as demais organizações devido os resultados obtidos no gerenciamento. Nesta semana, concluímos os fundamentos da excelência em gestão que iniciamos apresentação nas semanas anteriores. O nono fundamento consiste na gestão baseada em fatos, ou seja, na tomada de decisões com base na medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, incluindo os riscos identificados. Não significa destituir a importância do feeling nas decisões mas sim aumentar a acuracidade do mesmo.
Valorização das pessoas é mais um fundamento de excelência. Valorizar pessoas é compreender de que o desempenho da organização depende da capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho e da criação de um ambiente de trabalho propício à participação e ao desenvolvimento das pessoas. Significa, inclusive, priorizar a gestão de recursos humanos como meio estratégico para atingir resultados. A

abordagem por processos, outro fundamento, consiste na compreensão e gerenciamento da organização por meio de processos, visando à melhoria do desempenho e à agregação de valor para as parte interessadas. É ter a compreensão de que uma organização nada mais é do que uma coleção de processos. Finalizando, o décimo segundo fundamento é a orientação para resultados, ou seja o compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmônica e balanceada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização. Estes doze fundamentos são a base para o Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Este modelo é constituído por oito critérios: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; e Resultados. Informe-se sobre o FNQ e os fundamentos de excelência pelo www.fpnq.org.br Claudio Marlus Skora é administrador, economista e mestre em Administração de Empresas. Entre em contato com suas colaborações, críticas e dúvidas: claudio_skora@hotmail.com Esta coluna foi publicada originalmente no Jornal Hora H de Curitiba no dia 07 de junho de 2006.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.