Fórum Econômico Mundial: Evento debate o desemprego entre jovens na América Latina

Segundo David Herranz, CEO do Grupo Adecco para América Latina, do qual a consultoria Lee Hecht Harrison faz parte, a questão da informalidade, o desafio de um jovem conseguir um emprego na América Latina e como ele deve ser enfrentado são importantes para o Brasil e a Região como um todo

David Herranz, CEO do Grupo Adecco para América Latina, do qual a consultoria LHH faz parte, desembarca amanhã (13/03) em São Paulo para participar do World Economic Forum que acontecerá até o dia 15 de março na cidade. O objetivo será debater questões políticas, econômicas e sociais da América Latina, incluindo a melhora do ambiente empresarial. Herranz integrará o painel “Agenda de 100 dias” que pretende reunir ideias de líderes empresariais para o desenvolvimento de uma agenda para os novos presidentes e legisladores.

Segundo Herranz, que também faz parte do conselho do Global Apprenticesship Network (GAN), a questão da informalidade, o desafio de um jovem conseguir um emprego na América Latina e como ele deve ser enfrentado são importantes para o Brasil e a Região como um todo. Ele lembra que, de acordo com o Índice Global de Competitividade de Talentos, o Brasil está na 86ª colocação na atração de talentos. Além disso, em grande parte da América Latina, mais de 40% dos jovens estão desempregados e seis em cada 10 estão no chamado "trabalho informal". Cerca de um quinto dos jovens do continente (quase 30 milhões de pessoas) não possuem emprego, educação ou treinamento.

De acordo com o especialista, para reverter o cenário atual é preciso ficar atento à Flexibilização dos contratos de trabalho para acompanhar a evolução do mercado. Ele aponta também a necessidade de implementação de programas de estágio ou workshops para reduzir a lacuna de habilidades dos jovens e treinamento contínuo. “Focar a integração da diversidade através da implementação de políticas voltadas para grupos vulneráveis no momento de conseguir um emprego são movimentos importantes num contexto complexo”, afirma.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Lee Harrison

    Lee Harrison

    Na Lee Hecht Harrison®, nossa missão é inspirada em uma história simples. Uma história que nos lembra de que uma pequena atitude pode fazer a diferença.
    café com admMinimizar