Força de vendas: conquistei o cliente, e agora?

Parabéns sua empresa venceu algumas etapas muito importantes: atraiu o público alvo, despertou o interesse dele em conhecer o seu negócio e as soluções e enfim ele aceitou fechar negócio com a sua empresa!

Parabéns sua empresa venceu algumas etapas muito importantes: atraiu o público alvo, despertou o interesse dele em conhecer o seu negócio e as soluções e enfim ele aceitou fechar negócio com a sua empresa!

Então agora todos estão felizes para sempre? A resposta é NÃO!

É a partir desse negócio fechado que se abre um mundo de possibilidades positivas ou não:

  1. Este cliente voltará a comprar da sua empresa?
  2. Como está o pós venda?
  3. Ele saiu satisfeito?
  4. Irá gerar novas recomendações?
  5. Suas expectativas em relação à empresa e os produtos foram atendidas?

É a partir da compra, do negócio fechado, que entra a fase do ENCANTAMENTO, onde sua empresa deverá conquistar várias vezes o mesmo cliente!

Mas não devo agora investir nos outros? Naqueles que ainda poderão comprar da minha empresa?

Claro que sim!

Mas o custo para adquirir novos clientes é bem mais elevado do que estimular compras de um cliente que já faz parte da sua carteira!

Mas como irei encantar este cliente? Fazendo tudo que foi realizado desde o início para atraí-lo e despertar seu interesse. Ficou em dúvida sobe o que fazer? Leia novamente os artigos anteriores:

  1. Força de Vendas – Parte 1: A nova forma de vender
  2. Força de Vendas – Parte 2: Preparando sua estrutura de vendas
  3. Força de Vendas – Parte 3: Conquistando o interesse das pessoas
  4. Força de Vendas – Parte 4: Conquistei o cliente e agora?

Depois da venda, do negócio fechado você não pode abandonar o cliente, parece algo infantil dar essa dica, mas é o que acontece com muitas empresas, depois da venda a assistência para o cliente é zero!

Um cliente com zero de atenção reflete em zero de novas compras e zero de recomendações. Em compensação as reclamações não terão limites, ele sempre irá falar mal da sua empresa.

Mantenha este cliente sempre informado sobre o que está acontecendo com a sua empresa: enviee-mail marketing, sms, ofertas, e descontos só para ele.

Comunicação e relacionamento são a chave para o encantamento do cliente!

Mas muita atenção: tudo isso deve ser recheado por um serviço ou produto de qualidade, onde a busca da excelência esteja no DNA das pessoas que compõe a empresa, e em todas as etapas: da captação, passando pelo atendimento até chegar ao pós venda.

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