A busca pela receita mágica

Muitos buscam receitas prontas. Quando oferecido um processo de coachinggratuito, que ensina como se posicionar no mercado, e refletir isso atualizando seu currículo, atrai somente algumas dezenas de profissionais. Mas quando oferecido corrigir o currículo de forma gratuita, atrai milhares. Ou seja, aprender a pescar poucos querem, já o peixe de graça muitos querem. Existe um alto porcentagem de profissionais buscando receitas prontas, uma chave magica que abre aporta a um novo emprego.

Este grupo não aborda o processo de procura de oportunidades de forma analítica e planejada, só querem saber da parte mecânica, fazer um documento em word e distribuir pela Internet. E são muito bons nisso!!. Isso leva o velho problema de “work hard, not smart”. Trabalho duro, mas não inteligente, muito esforço para pouco resultado. Infelizmente, alguns destes profissionais ficam conhecidos por serem eternos encalhados. E o pior, seu currículo continua o mesmo, não foram incluídas novas competências, línguas ou certificações. Se percebem que não estão tendo resultados, o que os impedem de mudar e se aprimorar?

Resistência às mudanças

Não adianta sugerir parar para refletir, pois estes profissionais estão convencidos de que essa é a melhor forma, e que se os resultados não estão aparecendo é por culpa de crise, da economia etc. É sempre culpa de alguém, nuncas deles. Infelizmente, culpar alguém não paga as contas! Como diz o ditado: “mal de muitos, consolo de tolos”. (Para saber mais sobre este aspecto sugiro meu artigo “Crise e os paradigmas que impedem melhores resultados”).

Como sempre fizeram do mesmo jeito, não enxeram o por qué teriam que mudar. Eles desconhecem que mudar para fazer diferente e obter melhores resultados, não é um processo simples, é complexo e eles podem estar emperrados numa das etapas do processo de mudança!

Para visualizar como mudar é um processo mais complicado do que parece, mesmo quando você tem a melhor das intenções, só precisamos lembrar das deitas e do exercício. Muitos queremos mudar a dieta para perder peso e/ou sair de uma rotina sedentária. Quem já sabe que não é tão simples assim. A mudança é um processo psicológico com sete etapas. Para travessa-lo, sugiro buscar o apoio de um coach certificado, pois ficou comprovado que com artigos ewebinars não é suficiente, este é processo que exige ação após a reflexão.

Alguém já emagreço só porque ganhou roupas esportivas? Ninguém!! Você concorda? Da mesma forma, tem coisas que para aprendê-las não é suficiente com ler ou escutar, precisa fazer, por em pratica, sempre contando com orientação profissional.

A postura errada

Outro fenômeno que impede bons resultados é abordagem errada: “procuram emprego”. Procurar tem uma conotação de pedido, “estou desempregado, preciso pagar as contas, me contrate”. Sim, todos precisamos pagar as contas, porém essa não é a melhor abordagem. Para entender melhor, fiz um artigo para explicar este ponto "Pare de buscar emprego e aumente suas chances de recolocação!

A direção certa no mapa errado

Muitos profissionais não procuram uma oportunidade e sim um cargo. Ocupou esse cargo e querem continuar nele. Isso está certo, mas pode se fazer melhor do que isso. Quando definiu seu objetivo profissional, você teve certeza que não limitando suas oportunidades? E se seu objetivo estiver mal definido? Sim, existem muitos profissionais com objetivo mal definido, não oferecem ao mercado todo seu potencial, se fecham a outras oportunidades.

Vamos fazer diferente? Este artigo não oferece receitas prontas, mas um convite a fazer diferente. Mesmo quando tudo se faz corretamente as coisas podem não sair tão bem quanto espramos. Quando os resultados não aparecem, se faz necessário mudar de estratégia ao invés de insistir num plano ruim. Nesse sentido, convido ao leitor a:

1) Entender as falhas comuns na busca pela recolocação: procurando outros artigos relacionados, começando por alguns indicados neste artigo.

2) Entender o que precisa fazer diferente: procurando webinars e artigos.

3) Entender como fazer diferente: teoria não é suficiente! participe de treinamentos e contrate um coach de performance.

As oportunidades estão te esperando! Vamos por elas? Se você é do tipo que esta disposto a fazer diferente, se aprimorar continuamente, meus artigos, webinars gratuitos e treinamentos são para você! Espero que contribuam para seu sucesso!