Fidelize seu cliente

O maior ativo de qualquer empresa é o seu cliente. O custo para reter um cliente é bem menor do que para conseguir um novo. Pensando nisto, as empresas devem empregar recursos para reter clientes usando a prática constante de fidelização. Como fidelizar seu cliente? Veremos uma solução muito poderosa e de baixo custo de implantação

Hoje, o cliente tem comportamento e expectativas diferentes de alguns anos atrás. Ele pesquisa mais, tem acesso fácil às informações sobre preços, produtos e serviços disponíveis no mercado.

Então, o novo cliente é até mais desafiador que os concorrentes diretos e indiretos da própria empresa porque ele conhece mais sobre ela ou do produto que ela mesma comercializa. As empresas precisam perceber essa diferença para ser referência para seu cliente em tudo, elas precisam "completar" seus clientes de alguma forma, seja fornecendo produtos ou soluções.
Outros pontos bastantes interessantes são os meios e formas em que se busca informar ou educar seu consumidor. Existem discrepâncias na relação no meio em que tudo se dá. Por exemplo, conhecidos seus clientes, é claro, você sabe que 10% dos seus clientes visitam seu site são pessoas que te seguem em alguma rede social como o Facebook ou Twitter. Parece simples, más não é como geralmente fazemos, (o tradicional copia e cola), porque cada pessoa tem um perfil e uma forma receptiva e, talvez, a única de receber e interagir com a mensagem da empresa.
E tudo segue esta ideia - não saímos por aí postando coisas nas redes sociais, criando posts em blogs, enviando e-mail marketing e ligando para todos os clientes sem conhecer seu perfil e sem possuir um planejamento de marketing - pelo simples fato que não vai dar certo! Veremos adiante, em outro post, planejamento de campanhas de marketing.
Voltando ao nosso assunto, uma curtida na sua fã Page, dependendo da sua estratégia, não compra nada/ um compartilhamento também não/ um comentário muito menos, porém, mostra um engajamento com seu conteúdo. Isso também é bom, desde que seja uma estratégia permitida dentro do seu planejamento de marketing.

Além disso, deve que tomar cuidado para que suas mensagens não sejas iguais, sem sentido, e veiculadas da forma em todos os lugares para não ser punido pelos sites de busca por praticar SPAM.
O objetivo de disparar conteúdo para o cliente não é de encher a cabeça dele com coisas sem sentido e desinteressantes. O objetivo deste tipo de marketing é de compartilhar experiências e histórias com seu cliente. Seu cliente quer consumir informações além de produtos e serviços, e sua empresa deve aproveitar e educar ele para buscar soluções sempre com você, dessa forma sua empresa se torna um ícone importante, uma expert no assunto, referência para o cliente no seu mercado e vende mais.
Mostre para seu cliente que sua empresa tem história e sabe oferecer soluções para suas necessidades além de produtos ou serviços.
Prove para seu cliente que:

  • Você tem canais como o SAC ou redes sociais para tirar dúvidas, contatos e divulgar novidades.
  • Que existe um problema que ele não percebeu ainda.
  • Que seu produto faz e como pode ajudá-lo.
  • Que possui um diferencial em relação aos concorrentes.
  • Que sua empresa já presta serviços para outras pessoas e o quão elas estão satisfeitas com os seus serviços.

A produção de conteúdo não é a única forma de se adquirir novos clientes organicamente e exige tempo e recursos humanos para esta tarefa. É mais barato investir neste tipo de marketing porque seu próprio pessoal pode fazer, além disso, ninguém conhece melhor as atividades da sua área do que você.

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