Ferrari com motor de Fusca

Imagine a seguinte situação: você é convidado para dirigir uma Ferrari e ao ligar o carrão...percebe que o motor é de Fusca 88

Imaginou a situação? Pois saiba, isso aconte em muitos momentos durante a carreira de qualquer um, e vou ilustrar abaixo.

Obs: contém um pouco de ironia.

Obs 2: se trata de opinião do autor, no caso eu mesmo :)

Aquela empresa que você achou que era Ferrari...

É. Uma boa propaganda. Uma enxurrada de currículos. A empresa é tão "sinistra" que alunos de Harvard se matam para uma vaguinha de faxineiro. Menos né, por favor. Por trás de alguns andares em edifícios comerciais luxuosos, eu vi muita coisa que me assustou: pessoas que só trabalham até o meio dia, aquele funcionário(a) que foi contratado com fluência em outro idioma para ficar no Facebook e muita beleza... para haver promoção, é claro. Sinceramente, com o ritmo da inovação à jato, quantas empresas assim estarão de pé em 20 anos? Eu, particularmente, prefiro trabalhar em empresas menores, participar mais ativamente de projetos importantes e aprender muito, muito mesmo. Se fosse para trabalhar só para comer, qualquer coisa me bastaria. No outro lado da via, vejo o Empreendedorismo como saída, não só para mim, mas para qualquer profissional talentoso, que tenha boas ideias, vontade de gerir e força para trabalhar. E ganhar dinheiro.

Aquele empregado que se julga uma Ferrari...

Claro que você conhece alguém assim, que fez curso de analista de finanças mas não sabe o que sgnifica EBTIDA, fez MBA em cálculos da CIA e NASA. Eu não quero desmerecer nínguém que estuda pra valer, que seja entusiasta de conhecimento e produção científica. Chamo atenção aqui para algo que vi em empresas onde trabalhei e/ou amigos próximos trabalharam: pessoas com mil cursos de qualificações mas que não entregam resultado, não conseguem enxergar além do óbvio.

Mas então qual o motivo de eu estar falando disso?

Não tenho inveja de ninguém que trabalha em certos lugares ou de pessoas que preenchem a parede todinha com seus diplomas. Quero apenas que possamos refletir: aquela empresa é mesmo a empresa dos nossos sonhos? Investindo milhares de reais naquele MBA ficarei rico e me tornarei executivo? Esse é o único caminho? Não é. Entre ser uma Ferrari falsa, prefira ser um bom carro utilitário ou até mesmo uma Ferrari original, por que não?

Gostou? Compartilha! ;)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento