Ferramentas de gestão: quais são as essenciais para sua empresa?

Administrar uma empresa exige conhecimento em diferentes áreas, bem como saber o que fazer em cada uma delas a fim de proporcionar a melhor gestão do seu negócio

Com os recursos adequados, você consegue organizar a sua empresa desde o início, quando começa a desenvolver a ideia do seu negócio até o momento de expandir a sua marca. Quer saber quais são as principais ferramentas de gestão?

Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, descubra quais são as essenciais para sua empresa.

• Modelo Canvas

• Mapas Mentais

• Análise SWOT

• KPI – Key Performance Indicator

• Sistema de Gestão

• Modelo Canvas

O Modelo Canvas é uma ferramenta ideal para fazer o plano de negócios da sua empresa, assim, pode ser aplicado quando o seu empreendimento iniciar as operações. Da mesma forma, é muito útil na hora de reestruturá-lo.

Isso porque ele permite visualizar de maneira mais ampla o funcionamento da sua empresa, assemelhando-se a um mapa. Além de simples, é bastante completo e versátil, podendo ser usada em empreendimentos dos mais variados nichos de mercado.

Para aplicar essa ferramenta de gestão, é preciso definir os seguintes aspectos da sua empresa: atividade chave, proposta de valor, estrutura de custos, receitas, parceiros, recursos, relacionamentos com clientes, canais e segmentos de clientes.

Recomenda-se que essas informações sejam escritas em um quadro, a fim de facilitar a visualização das informações. Afinal, a medida que você desenvolve o plano de negócios pode acrescentar ou mudar os dados.

Mapas Mentais

Os mapas mentais são outras das ferramentas de gestão essenciais para sua empresa, inclusive, quando são usados para organizar a gestão de projetos e definir a hierarquia de cargos. Na realidade, os mapas mentais são usados, hoje, em diferentes áreas.

Isso porque ajudam em muito na hora de mentalizar como será realizado um projeto. Afinal, como diz o próprio nome, consiste em um mapa, ou seja, em um desenho que mostra o fluxo do que deve ser feito.

A esse esquema são incluídos também dados gerenciais e hierárquicas, isto é, as atividades que devem ser executadas são divididas por equipes com um responsável. Além disso, conforme o projeto, um grupo depende do outro para fazer a sua parte e isso fica claro.

Mapas mentais podem ser feitos de modo que se assemelham a fluxogramas, mas podem receber outras formas. Isso vai depender de cada projeto, sendo que a ideia é mostrar a todos os envolvidos o que cada um precisa realizar e como a sua tarefa se relaciona às demais.

Análise SWOT

Já se você precisa fazer uma análise de cenário para identificar a melhor forma de agir, seja em relação a um projeto específico seja a como se posicionar perante a concorrência, uma das ferramentas é gestão mais importantes é a Análise SWOT.

A sigla se refere às palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. No português, significam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, por isso, também é conhecida como Análise FOFA. E para fazer uso dela, é necessário analisar cada um.

No caso das forças, quais são os pontos fortes da sua empresa; em relação às fraquezas, quais são os pontos fracos do seu negócio; a respeito das oportunidades, em geral, coincide com o objetivo que se tem ao fazer a análise SWOT.

Ou seja, se a empresa tem uma oportunidade de crescimento, mas quer certificar-se de que se trata de um bom negócio, a análise de cenário ajuda na tomada de decisão. Por fim, as ameaças são os possíveis problemas para os quais é preciso estar preparado.

KPI – Key Performance Indicator

Também conhecido como Indicador-chave de desempenho, tem a finalidade de verificar se um determinado objetivo foi alcançado. Para tanto, usa-se um indicador, sendo que o mesmo deve ser utilizado de forma permanente para acompanhar os resultados.

Essa ferramenta funciona como controle de desempenho e pode valer-se de diferentes indicadores, entre eles, de produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos. Conforme o seu segmento de mercado, um deles pode ser melhor de avaliar do que outro.

Dessa forma, ao usar um desses indicadores e acompanhá-lo em um período de tempo é possível conferir a sua evolução. Caso isso não seja constatado, é preciso fazer mudanças e ajustes.

Sistema Integrado de gestão

Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial é outra das ferramentas de gestão essenciais para sua empresa e, diferente das demais, é usada diariamente. Isso porque reúne todas as operações da empresa.

Assim, consiste em uma plataforma que usada por todos os funcionários para realizarem as suas atividades cotidianas, como as associadas ao setor de vendas, marketing, contábil, fiscal, RH e outras. Desse modo, os dados se cruzam e formam-se bancos de dados.

A partir disso, os processos se tornam mais eficientes, isto é, mais rápidos sem perder em qualidade, já que erros são evitados. Com o sistema ERP pode-se ainda emitir nota fiscal, boleto bancário, relatórios, fazer agendamentos e outras funções.

Exibir