Feedback: uma ferramenta em gestão estratégica

Podemos entender Feedback como um processo de comunicação em que alguém (o emissor), percebe o comportamento e/ou desempenho de outra pessoa (o recebedor), e utiliza o diálogo de forma objetiva como uma ferramenta estratégica em busca de resultados

Sabemos que o feedback é uma ferramenta muito importante no dia a dia das pessoas, pois através dele erros podem ser corrigidos, atitudes podem ser mudadas, valores podem ser repensados.

Em toda organização é necessário que haja uma comunicação eficaz para obter sucesso nas relações diversas, porém em muitas situações as pessoas encontram dificuldades em praticá-lo e acabam deixando-no em segundo plano.

Podemos entender Feedback como um processo de comunicação em que alguém (o emissor), percebe o comportamento e/ou desempenho de outra pessoa (o recebedor), e utiliza o diálogo de forma objetiva como uma ferramenta estratégica em busca de resultados.

Muitas vezes encontramos em situações difíceis quando precisamos utilizar essa ferramenta por que temos que falar da dificuldade de outros, e isso não é fácil. É fundamental deixar claro que o feedback não deve ser apenas negativo, precisamos também utilizar de forma positivo, se o recebedor fez algo muito bom é interessante que compartilhemos com ele, assim como seria dito se não estivesse feito bem, na situação negativa sempre dar prazos para melhorar, afim de obter resultados e dar a ele a oportunidade de receber feedback positivo ao findar o prazo estabelecido.

É importante escolher o momento adequado para dar o feedback, se o recebedor já estiver com um problema particular naquele momento, bom seria programar um outro momento para o fazer e não acrescentar mais um problema a ele, ao menos, que seja um feedback positivo ajudando a desviar o foco de seus problemas particulares.

Seja direto ao ponto a ser tratado, não de voltas, seja bem especifico, cuidado com as frases soltas, com os exemplos nunca lembrados, com os números nunca corretos.

Foque apenas o desempenho das pessoas, não entre em questões particulares ou pessoais, atenta apenas para o desempenho, visando apenas postura diante dos resultados.

Em fim, estabeleça com o recebedor um plano de mudança, feedback sem plano de mudança pode ser vazio, mostra a ele aonde precisa melhorar e em quanto tempo ela precisa fazer isso.

ExibirMinimizar
Digital