Feedback – 7 passos para grandes resultados
Feedback – 7 passos para grandes resultados

Feedback – 7 passos para grandes resultados

“Os funcionários não deixam más companhias – eles deixam, na realidade, os chefes ruins. Ou seja, se comunicar efetivamente com seus empregados deve ser uma tática fundamental para a saúde da organização.” – Timothy Altaffer, presidente da consultoria Axialent no Brasil

Você já sabe que tipo de líder quer ser? Quer construir um time dos sonhos ou “ser deixado” por ele?

Agora que você já sabe a importância do feedback e já está utilizando dicas preciosas quanto a melhor forma de utilizá-lo, segue um passo a passo de como potencializar os benefícios desta ferramenta.

Para que o tiro não saia pela culatra, é fundamental que, além da postura correta e cuidados sobre os quais falamos na última semana, você tenha em mente um roteiro:

Você está disposto a ter um manual de bolso que pode facilitar, e muito, a sua vida?

Tenho certeza que sim! O passo a passo é simples e exige comprometimento e dedicação.

1. Prepare-se

Planeje toda e qualquer conversa com o seu liderado. Lembre-se de que o principal objetivo da reunião de feedback é o desenvolvimento individual e o da sua equipe. Portanto, é fundamental que você demande a atenção necessária. Reflita sobre o objetivo desta conversa e faça um resumo (escrito e mental) do que deverá ser dito. Este resumo deverá ser revisado, mais de uma vez, a fim de garantir a melhor e mais assertiva comunicação. Desta forma, você manterá o foco no que é importante e estará seguro no momento em que a reunião ocorrer.

2. Escolha o lugar adequado

É preciso que ambos, líder e liderado, estejam em local neutro e reservado, a fim de que uma primeira barreira seja quebrada. No caso de feedbacks positivos, é válido extrapolar os limites da sala e fazer um reconhecimento em público. Para qualquer outro caso, reserve um espaço e horário, para que não sejam interrompidos e você mantenha o foco no que é importante – o crescimento do seu colaborador.

3. Comece pelos pontos positivos

Destaque os pontos positivos do colaborador. A fim de reter a atenção dele, detenha-se, inicialmente, ao que o mesmo faz bem. Neste caso, detalhe, também, os impactos positivos dos seus pontos fortes e acertos, tanto para a construção do seu resultado e imagem, quanto para o time todo.

4. Aponte o que precisa mudar – Seja descritivo e específico

Aqui, o ideal é iniciar questionando a visão que o próprio colaborador tem a respeito do seu trabalho. Pergunte o que ele entende que possa fazer melhor, para construir o resultado do grupo.

Outra dica é questionar aonde o funcionário quer chegar; qual é o seu plano de carreira. Se, por exemplo, o mesmo quiser atuar como líder, levante o que ele entende que é fundamental em um líder e, baseado nisto, pergunte o que lhe falta e o que deve ser feito.

Lembre-se de que a responsabilidade de desenvolver e seguir um plano adequado deve ser compartilhada. Para que isto ocorra, o colaborador precisa vislumbrar os benefícios que terá, tanto pessoal quanto profissionalmente, com o ajuste de determinada postura ou comportamento. Questione os comportamentos que ele percebe que devem ser melhorados e a importância disto. A partir daí, você terá aberto uma porta para um diálogo mais relevante. Aproveite. Seja direto, corroborando e apoiando suas opiniões e pontuando o que mais for necessário. Seja especifico, citando as situações exatas para as quais a empresa espera um comportamento e saliente, mais uma vez, o impacto destas mudanças no todo.

5. Inverta os papéis – Peça feedback

Nunca encerre um feedback sem pedir um outro. Para que você estabeleça uma relação de confiança e troca, o colaborador precisa ter a certeza de que suas opiniões serão ouvidas e consideradas. Independente daquilo que ouvir, agradeça e reflita. Aqui, é importante destacar que, se houver algo a ser ajustado na sua postura, você deve agradecer e deixar claro que atentará aos pontos trazidos. Feedback é um presente e você deve ser visto como um exemplo. Portanto, aproveite toda e qualquer opinião do seu grupo. Se você for capaz de acolher estes feedbacks, não haverá fofocas nem queixas que eles não levem diretamente a você. Você prefere saber o que pensam sobre você e sua gestão em uma conversa respeitosa e reservada ou através de “conversas de corredor”? Então, saiba que esta escolha é sua!

6. Finalize e revise o plano

Uma vez que ambos tenham falado, caberá a você questionar se há algo a ser dito e mapear as ações a serem tomadas, de acordo com a conversa. Detalhe as ações e atitudes a serem tomadas e decida, junto ao colaborador, os prazos para que as ações aconteçam.

7. Agende uma reunião de revisão

De acordo com os prazos estabelecidos, por ambos, agende uma reunião de revisão e garanta que estas reuniões sejam priorizadas e cumpridas. Seu maior bem é o seu colaborador e, uma vez, motivado, caberá a você manter esta chama acesa. Faça a sua parte! Uma equipe só tem sucesso quando seu líder é inspirador.

8. Agradeça e encerre a conversa

Agradeça a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do seu colaborador, bem como pelo feedback recebido, independente do teor.

A partir de agora, pratique! Você já sabe qual será a sua próxima oportunidade para testar esta técnica e impressionar o seu colaborador?

Não perca tempo!

O feedback será o seu maior aliado para inspirar e influenciar, positivamente, as pessoas.

Espero que tenha gostado do papo de hoje.

Se você tiver perguntas, dúvidas ou quiser saber mais sobre o assunto, fique a vontade para me contatar.

Este texto foi publicado, em 26/01/16, no site Negócios e Carreiras.

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