A importância do feedback para o líder

Como líder, esteja aberto a ouvir e perceber como potencializar a sua liderança

Outrora escrevi sobre o feedback para o liderado, desta vez quero fazer a publicação de um artigo que coloca o líder do outro lado, o feedback para o líder, ou o feedback do liderado.

Algumas ferramentas são válidas para obter o feedback do liderado, ou dos liderados. A avalição 360°, além de dimensões organizacionais, técnicas, a liderança também pode, e deve, ser avaliada de forma que o líder avaliado possa obter o seu feedback. Todavia, ainda falta algo importante que este tipo de avaliação não fornece, uma vez que é coletiva e por meio de uma pesquisa, digamos. Uma outra forma de se obter o feedback é, por exemplo, pela formulação de uma Janela de Johari, onde o líder pode perceber como ele se vê e como é visto pela sua equipe, pares ou superiores. Todavia, falta algo importante também neste tipo de avaliação. Falta a emoção, a voz, a expressão.

A melhor ferramenta para o feedback é o diálogo. Seja numa conversa individual ou coletiva – dependendo do tamanho da equipe, o diálogo pode fornecer ao líder substâncias importantes para que ele receba da sua equipe o retorno da sua liderança. É comum não sabermos em determinados momentos se estamos no caminho certo. Alguns podem se sentir retraídos em dar algum tipo de feddback ao seu líder por acreditar que o comentário a ser feito pode não ser visto algo positivo. Para o liderado digo que comentários ácidos podem realmente fazer com que o líder não seja receptivo, prefira fazer colocações ponderadas e de aspecto genuinamente positivo. Para o líder digo que esteja realmente aberto a receber o que estar por vir, receba com atenção o feedback dos seus liderados. O seu desafio será filtrar a informação recebida e potencializar isto em mudança. Lembre-se que o feedback é para ajudar no seu desenvolvimento profissional, e de quebra pessoal.

Ouvir que você está no caminho certo é muito bom, isto dá segurança para os próximos passos. Todavia um feedback 100% positivo deve ser tão bem refletido como quando de um comentário ácido, pois sempre existirá algo a melhorar, mesmo que num percentual pequeno. Perceba o seu perfil de liderança e como você pode desenvolve-lo. Importante também é perceber a sua personalidade (isto falaremos noutro artigo) e o quanto ela precisa ser desenvolvida e potencializada, pois disto se trata o seu amadurecimento pessoal.

Independente do contexto, qual a melhor forma de dar um feedback? Eu gosto da história sobre a tribo Babemba.

Uma tribo africana faz da lembrança e da afirmação do lado positivo e bom a melhor forma para inibir a delinquência

A tribo Babemba, do sul da África, tem uma estrutura social com um código surpreendente para a conduta delituosa. O fato de viver de um modo comunitário torna desnecessária a “mão forte”, a repressão dura. Um visitante ficou comovido profundamente pelo modo tribal de manejar condutas anti-sociais e delituosas que são, na verdade, pouco frequentes.

Quando uma pessoa atua de uma maneira injusta, ou irresponsável, ela é deixada no centro da aldeia, sozinha. O trabalho é interrompido para que todos possam se reunir ao redor do acusado. Então, cada um, de todas as idades, começa a lhe falar em voz alta. Um de cada vez, em público, vai dizendo as coisas boas que o acusado fez ao longo de sua vida. Cada experiência, cada incidente que possa ser recordado, é narrado com precisão e nos mínimos detalhes. Todos os atributos positivos, boas ações, valentias e amabilidades são recitadas extensamente e de forma muito amável. Não é permitido inventar, exagerar ou dramatizar esses aspectos positivos, mas dizê-los com sinceridade.

A cerimônia termina depois que todos fizeram os comentários positivos. Ao final, se desfaz o círculo tribal e começa uma celebração festiva, e ao infrator é dada as boas-vindas simbólicas e literais pelo seu regresso à tribo.

(Boletim do Friends of Peace Pilgrim – 1998)

Não importa o erro quando existem virtudes. Julgar não é bom para o julgador nem para quem é julgado. À medida que exercitarmos do julgamento também seremos medidos por isto. Vale muito mais, creia nisto, ressaltar as virtudes e fortalecer alguém nestes aspectos do que apontar as falhas. Seja você líder ou liderado, o feedback deve ser utilizado para potencializar o desenvolvimento. Certamente como liderado você quer o melhor do seu líder, então ajude-o nisto. Como líder esteja aberto a ouvir e perceber como potencializar a sua liderança. Se você já é admirado pela sua equipe, acabará sendo muito mais. Por fim, o mais importante e potencializador do feedback é o aprendizado que pode ser obtido neste diálogo. Aí está a emoção da liderança!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento