FEEDBACK OU FEEDBREQUE?

Dar feedback é uma verdadeira arte. As pessoas, pensando que estão ajudando alguém ao fazer uma crítica, nem imaginam que, ao invés de ajudarem, podem estar contribuindo para deixá-lo mais para baixo. Com isto, ao invés de darem um feedback, dão um feedbreque, capaz de frear o processo de crescimento e motivação dos colaboradores. Muito utilizado nas relações tanto pessoais, quanto profissionais, o feedback, muitas vezes, é utilizado de forma totalmente incorreta, deixando de exercer a sua maior função: estimular as pessoas a mudarem suas atitudes e a crescerem pessoal e profissionalmente. Ele faz parte do dia-a-dia das organizações onde, muitas vezes, faz-se necessário passar às pessoas informações sobre suas atitudes, de modo que se trabalhe e modifique comportamentos manifestos. Para entendermos melhor como dar um feedback, vamos conhecer alguns tipos desta poderosa ferramenta de comunicação interpessoal que, se utilizada de forma eficaz, ajuda as pessoas a elevarem sua auto-estima, além de se tornarem mais motivadas e produtivas: ☺ Feedback construtivo: é a informação que ajuda as pessoas a decidirem se seus comportamentos tiveram os efeitos pretendidos. ☺ Feedback positivo: é a informação que reforça os comportamentos através da comunicação de que eles tiveram os efeitos pretendidos. ☹ Feedback negativo: é a informação que desencoraja comportamentos através da comunicação de que eles não tiveram os efeitos pretendidos. Muitas vezes, a comunicação da crítica é feita de uma forma tão errada e incoveniente, que deixa um efeito destrutivo nas pessoas que a receberam . Um exemplo disto é quando, ao encontrarmos com alguém que cortou o cabelo recentemente, tentando fazer um elogio, falamos: Nossa! Você cortou o cabelo? Ficou muiiito melhor!!! (o que se entende é o seguinte: estava horrível antes!). Ou então: - Essa roupa te deixou bem mais magra! - Nossa, como você engordou!!! Isto quando não pergunta? Você está grávida?, quando encontram uma pessoa conhecida que pode estar com alguns quilinhos a mais. Por que é difícil dar Feedback? Muitos chefes (e não líderes), utilizam o feedback como forma de demonstrar sua superioridade e poder. Por isto, fazem críticas de forma errada apenas para sentir-se competentes e importantes, principalmente, quando fazem estas críticas na frente de outras pessoas. Outro fator que dificulta alguém a dar feedback é o receio de como a pessoa poderá recebê-lo, ficando com medo de magoar, pois muitas vezes o ouvinte pode não estar preparado psicologicamente para ouvi-lo, não desejando ou não sentindo sua necessidade. Mais uma vez o mecanismo de defesa será acionado, tornando a comunicação eficaz. Para auxiliar no ato de dar feedback, alguns princípios podem ser levados em consideração, como os abaixo listados: 1º) Assegure-se de que sua intenção é ajudar o outro a crescer e melhorar seu desempenho. 2º) Não forneça feedback quando não souber muito sobre as circunstâncias do comportamento ou não tiver como único propósito o de ajudar o outro a melhorar suas atitudes. 3º) Descreva apenas o comportamento específico que observou na pessoa: fale somente sobre aquele comportamento que pode ser modificado. Não generalize comportamentos que porventura, não afetarão o desempenho do colaborador. 4º) Descreva as consequências das atitudes: É importante ajudar a pessoa a enxergar as consequências suas atitudes poderão trazer para ela e seus colegas, criando um clima de inimizade e inveja na empresa. 5º) Tenha certeza de que a pessoa está totalmente aberta para receber o feedback: Somente se houver uma relação de inteira confiança entre você e a outra pessoa, ela lhe dará oportunidade para expor sua opinião a seu respeito. 6º) Certifique-se de que a pessoa entendeu sua mensagem, esclarecendo todas as dúvidas que surgirem em sua comunicação: Não fique apenas falando. Ouça também a outra pessoa, expressando total compreensão de seus sentimentos. Saiba apoiar e encorajar! 7º) Escolha o momento, local e circunstâncias adequados: Nunca dê feedback na presença de outras pessoas, principalmente, quando não fizerem parte da equipe da empresa (clientes externos). Isto gera uma imagem negativa da empresa e constrange a todos. Lembre-se: Seu objetivo deve ser o de engrandecer as pessoas e não de piorar ainda mais sua auto-estima. Quando usado ineficazmente, o feedback é nada mais, nada menos do que um feedbreque: um pé no freio da motivação, combustível necessários para o bom desempenho das pessoas nas organizações!
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