Feedback 360 graus: como a análise comportamental interfere em sua carreira

Seja para avaliação sua, ou de funcionários da sua empresa, a avaliação 360 graus é uma importante ferramenta de gestão de pessoas e competências com o intuito de promover, cada vez mais, o crescimento da empresa e da pessoa que está sendo avaliada

Atualmente, é comum ouvir notícias sobre feedback 360 graus, ou avaliação 360 graus. Mas, a verdade é que, essa forma de avaliação tão importante ainda é bem desconhecida em nosso meio. Por isso, é importante que você saiba o que é essa avaliação, como funciona, para qual finalidade funciona, e, assim, possa realizar a sua própria avaliação.

Seja para avaliação sua, ou de funcionários da sua empresa, a avaliação 360 graus é uma importante ferramenta de gestão de pessoas e competências com o intuito de promover, cada vez mais, o crescimento da empresa e da pessoa que está sendo avaliada.

Por isso, conhecer um pouco mais sobre os conceitos do feedback 360 graus e de como realmente funciona, é essencial para que a empresa tenha um crescimento real, e, principalmente, para que as pessoas tenham um conhecimento melhor de suas próprias competências e habilidades.

O que é feedback 360 graus?

O feedback 360 graus é uma importante ferramenta de avaliação de competências de pessoas, e seu desempenho, de forma a contribuir para que esse colaborador desenvolva as competências essenciais para exercer seu cargo e para que ajude a empresa a crescer. É uma excelente ferramenta para gestão de pessoas, de forma bem estratégica, pois, conhecendo e desenvolvendo a capacidade de cada um, a empresa pode colocar as pessoas certas nos lugares certos.

O feedback 360 graus também é conhecido como avaliação 360 graus, feedback com múltiplas fontes, ou então, avaliação multivisão. Todas as nomenclaturas servem para definir esse sistema de avaliação e gestão de pessoas onde cada um recebe feedbacks de suas próprias competências, habilidades e dificuldades, procurando uma forma prática de crescer cada vez mais dentro daquela função que desempenha.

O interessante do feedback 360 graus, é que o colaborador receberá diversos feedbacks, feitos por pessoas ao seu redor. Dependendo da função que a pessoa exerça, ou então, daquilo que a empresa pretenda, o colaborador pode receber esse feedback de diversas fontes, como parceiros de trabalho, seus superiores, se for um líder ou gerente pode receber das pessoas que coordena, pode ser de clientes internos, clientes externos, e todos mais que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o colaborador em questão.

É importante que se saiba que, nesse tipo de avaliação, o próprio colaborador faz uma avaliação sua, e essa é anexada às demais, para análise e propostas de melhorias.

Para que a avaliação seja realizada, um questionário específico é elaborado. Com ele, as habilidades, competências, comportamentos, desempenho, e tudo mais que seja pertinente para o desenvolvimento do colaborador, com finalidade de alcançar os objetivos estipulados, podem ser analisados e, a partir de então, uma estratégia é desenvolvida para que a pessoa consiga se desenvolver ainda mais.

Quando uma empresa quer realizar o feedback 360 graus com seus colaboradores, esse método, utilizando questionários, é o mais recomendado, por ser o que melhor se pode medir a forma como o colaborador se desenvolveu dentro de períodos específicos.

Depois de realizada a avaliação com as pessoas escolhidas, elabora-se um resultado. Esse resultado traz todas as informações necessárias para que se identifique onde o colaborador deve se desempenhar mais, e, a partir de então, criar uma estratégia para que ele possa ter melhorias individuais e profissionais, promovendo, assim, a oportunidade de crescimento do colaborador. O resultado é a fonte de dados para a elaboração da estratégia que vai fazer a pessoa ter as melhorias.

É importante saber que os resultados individuais da avaliação são confidenciais, e, o colaborador avaliado, tem acesso somente ao resultado final. Além disso, ele não tem acesso aos nomes das pessoas que o avaliaram, o que torna o processo bem mais seguro, e bem mais fácil de se criar uma estratégia de melhoria.

Com esse feedback 360 graus, o avaliado vai ter uma estratégia elaborada para que possa guiar seu desenvolvimento profissional de forma a melhorar, principalmente, suas habilidades e competências referentes ao seu cargo dentro da empresa.

Feedback 360 graus e sua carreira

Quando você passa pela avaliação 360 graus, você tem a oportunidade de se desenvolver como profissional, pois, dentro da avaliação, você terá como identificar os seus pontos falhos e, assim, conseguir elaborar, junto com a pessoa responsável por coordenar a avaliação, uma estratégia que lhe permitirá melhorar como pessoa e como profissional.

Passar por essa avaliação, é essencial para que você cresça e, assim, tenha uma visão unilateral de sua própria carreira e de sua própria vida. Isso serve para que suas melhores habilidades sejam destacadas, e, permite que suas competências sejam desenvolvidas, de forma que você alcance resultados melhores, que trarão o sucesso em sua carreira profissional.

Por isso, é importante que você entenda que o feedback 360 graus não é feito para ataques pessoais, ou mesmo para que se aproveite para evidenciar erros do colaborador. Não. O objetivo é que o colaborador cresça e se desenvolva como pessoa e profissional, alcançando novos cargos e fazendo toda a empresa crescer.

Assim, como a pessoa é fortalecida, como ela encontra estratégias que levam a melhorias, toda a equipe de trabalho acaba se fortalecendo e acaba se desenvolvendo. Ou seja, o feedback 360 graus traz benefícios para todas as pessoas que estão envolvidas com aquele que está sendo avaliado.

Participar do feedback 360 graus é essencial para que você veja como os outros enxergam você e, assim, possa melhorar seu desempenho como pessoa e como profissional, criando um caminho para o seu sucesso.

A ajuda de um avaliador

Realizar o feedback 360 graus é algo essencial, e, para isso, é necessário que uma pessoa de fora da empresa possa avaliar os questionários, para gerar resultados, e, com isso, desenvolver estratégias junto com os funcionários para que ele encontre o caminho para a melhoria de seu desempenho e de sua competência.

Por isso, na hora de fazer o feedback 360 graus, escolha uma pessoa para avaliar seus funcionários que saiba criar uma estratégia eficiente e que vá trazer resultados reais para todos os que participarem da avaliação.

Pronto! Agora que você está dominando o assunto, nós vamos disponibilizar para você 15 dias grátis de Backup na nuvem.

Aproveite!

http://materiais.allanisnetworks.com/allanis-backup

Forte abraço e muito sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento