Café com ADM
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Falta de Diálogo

Não há ferramenta de sucesso mais importante para uma empresa que a comunicação. É ela que move os negócios e as pessoas, sem ela é como se existisse uma pedra em nossa engrenagem. Já vi negociações não serem concluídas e oportunidades passarem por falta de diálogo de ambas as partes.

Mas o que é comunicação? É o ato de distribuir informações verdadeiras de forma clara e organizada, utilizando o sistema (programas, colaboradores) da empresa. Por fim, esta informação atingirá a empresa, os parceiros e seus clientes.


Um pequeno erro cometido por um ruído na comunicação pode acabar com uma negociação de meses e até mesmo manchar a imagem da organização. Sem falar na despesa gerada: além de perder o negócio, o esforço da organização para não prejudicar a imagem é muito caro.

Isto é muito forte nos dias de hoje, onde nos comunicamos com centenas de pessoas diariamente, através de inúmeros meios de comunicação: telefone, e-mail, site, blogs, chats, outdoor, televisão, rádio, entre outras dezenas. A chance de um erro ser cometido é muito maior. Alto também fica o orçamento da empresa para manter estes meios de comunicação sempre ativos para seus clientes, funcionários e fornecedores.

Daí já temos alguns motivos para manter a comunicação e utilizá-la da melhor forma possível. Um dos meios de evitar os tais ruídos é obter uma informação limpa e de fontes seguras. Antes de qualquer passo, procure se informar, estar atualizado com os últimos acontecimentos e evite o famoso “achismo”. O “Eu acho que” não é certeza de nada. A melhor resposta é: “Não sei, mas irei verificar”. Passar informação errada só faz aumentar o problema que, inevitavelmente, retornará para você.

Agora que você está com a informação em seu poder, utilize a mesma de forma correta. Não fale para todos, mas sim para os que devem saber. Evite também o “telefone-sem-fio”, as conversas de corredor e expressões que possam gerar entendimentos diferentes para cada pessoa. Use os meios de comunicação de forma clara e consciente.

Alguns motivos que podem prejudicar a circulação da informação na empresa:

- preguiça;
- desmotivação;
- não saber como fazer;
- acreditar que a informação pode prejudicar alguém;
- não querer divulgar a informação aos colegas de trabalho, achando que assim possui vantagens;
- medo de sofrer algum tipo de sanção pela empresa;
- não entendimento da importância de uma determinada informação.

“... se os agentes econômicos possuem falhas de informação, ou seja, não têm informação completa a respeito de determinado bem ou serviço, eles não tomarão decisões corretas quando forem ao mercado desejando adquiri-lo.”
- Trecho retirado do Capítulo 3 do livro Fundamentos de Economia. Marco Antonio S. Vasconcellos e Manuel E. Garcia. Editora Saraiva. 2ª Edição.

Sucesso e fique longe de pessoas excessivamente informais.

Ligia Galvão
etiquetanosnegocios.blogspot.com
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