Falando de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante para o ambiente organizacional, pois através de sua implementação no modelo de gestão das organizações, avaliados e avaliadores assumem papéis de extrema relevância nesse contexto e ambos são beneficiados quando de maneira eficaz o método é desenvolvido

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante para o ambiente organizacional. Através de sua implementação no modelo de gestão das organizações, avaliados e avaliadores assumem papéis de extrema relevância nesse contexto e ambos são beneficiados quando de maneira eficaz o método é desenvolvido.

Inicialmente, vamos entender o significado de avaliação de desempenho. Segundo Chiavenato – autor de diversas obras referenciais na área de gestão – a definição de avaliação de desempenho é a seguinte: “É uma apreciação sistêmica do desempenho de uma pessoa no cargo e no seu potencial de desenvolvimento futuro, em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados. Toda avaliação significa um processo de estimular ou julgar o valor, a excelência ou as qualidades de alguma pessoa”.

Dessa maneira, destaca-se o motivo da importância da avaliação e o quanto ela é valiosa para os colaboradores e as organizações.

Aos colaboradores, traz a oportunidade de receber o retorno sobre o desempenho técnico e comportamental, permitindo aos mesmos traçar planos de aperfeiçoamento através de cursos, palestras e demais métodos de desenvolvimento. Para as organizações, permite identificar e desenvolver o potencial de cada colaborador, gerando assim melhores resultados. Possibilita também aperfeiçoar ou implantar métodos para desenvolvimento de sua área de gestão de pessoas.

Cada organização desenvolve e aplica determinados tipos de avaliação. Cabe a cada uma adaptá-la ao seu modelo de negócio e particularidades de suas respectivas políticas de gestão de pessoas.

Cito abaixo alguns resultados obtidos com o desenvolvimento assertivo das avaliações de desempenho:

- Aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores;

- Avaliação com base em critérios específicos, evitando subjetividade e pouca clareza no desenvolvimento;

- Permite reforçar os aspectos que o colaborador tenha como pontos fortes e também identificar com mais precisão os aspectos a serem desenvolvidos;

- Evidencia de maneira estruturada a necessidade de treinamentos e qualificações internas;

- Desenvolve profissionais com maior potencial de análise crítica e um nível maior de consciência;

- Permite desenvolver tanto aspectos comportamentais quanto técnicos, formando assim profissionais completos.

A essência da avaliação de desempenho não se limita a um determinado período, como muitos costumam afirmar. O ato do preenchimento de um formulário geralmente segue um cronograma, semestralmente, anualmente etc., porém as evidências, os aspectos observados e transcritos para o formulário são coletados e demonstrados no dia-a-dia.

Outro ponto que reforça essa colocação é uma frase bastante interessante que diz: “A avaliação de desempenho começa quando termina”, isto é, após o preenchimento do formulário é que os resultados deverão aparecer. Isso porque como parte primordial de qualquer avaliação de desempenho é o retorno sobre o resultado, o famoso feedback. Essa etapa é de suma importância para que avaliador e avaliado esclareçam os pontos destacados na avaliação e assim possam traçar os planos de ação.

Organizações e colaboradores, cada vez mais devem entender a verdadeira essência dessa primorosa ferramenta de desenvolvimento, que agrega resultados para ambos e os permite alcançar os resultados esperados.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento