Facilitar, é o mais difícil - começando uma startup

Como você escolhe seus projetos? Por que? E você costuma complicar? Recentemente descobri que o mais fácil atendia o mercado e eu buscando o mais difícil. O óbvio, só é obvio depois do conhecimento

Você se descobriu empreendedor, não tem medo do desconhecido e vê ou procura soluções em tudo, porque quer facilitar a vida das pessoas para ter um impacto positivo na sociedade, porque isto te dá muito prazer de fazer e quando consegue a satisfação é imensurável.

Tudo isso é lindo de realizar, porém, suas soluções envolvem procedimentos ou ferramentas super elaboradas. Algoritmos complexos, ferramentas que irão fazer de tudo e mais um pouco, você acha que o complexo é a solução, e o caminho para alcançar o almejado "diferencial". Que complicar a sua vida irá facilitar a vida dos outros. Como diriam #SQN

Eu me incluo no descrito acima, tenho a um bom tempo sofrido com estas questões e finalmente após dar uma volta de mais de 1 ano em torno de um dos meus projetos eu digo, "Não é fácil pensar no fácil". Criar o fácil é difícil e em grande parte porque todos nós dificultamos. E dificultar nós fazemos com uma facilidade incrível!

Até que recentemente participando de um programa de aceleração renomado do Vale do Silício, me deparei com um daqueles momentos "Eureka". O projeto que estou no momento envolve uma solução tão simples e que ajudará tantas pessoas, que eu nunca teria pensado (em minha cabeça louca para complicar as coisas) sem estudar bem o mercado e levar em conta fundamentos básicos e pesquisas com potenciais clientes. O cliente pode algumas vezes não saber o que quer, mas na média ele te aponta a direção com mais acuracidade que nossos devaneios.

Conversar e fazer o pitch para diferentes pessoas, diversas vezes também foi fundamental, mas este já é outro tópico sensacional para ser abordado em outra oportunidade.

O fato é, começar pequeno e simples não é fácil. É preciso sair do corpo e olhar friamente. Hoje temos excesso de informação e ferramentas, é importante saber filtrar ao integrar ou correlacionar aos seus projetos, principalmente no início. Foco, outro assunto que dá "pano pra manga" e que te mantém no curso.

Achar o "secret sauce", pode estar no simples ou não. Mas para criar o que facilitará a vida de muitos, comece pelo Fácil. Descobri também que qualquer projeto tem o "Por que", a história, o que está por trás e muitas vezes está escondido de nós mesmos e travamos durante a pergunta mais simples de todas "O que seu projeto faz em uma frase? E por que este projeto?".

Por que escolhi empreender em "Educação" ou "Festa", de alguma forma este "Por que" está na sua história, encontre e será um pouco mais fácil!

Sucesso e vamos juntos! Desistir é uma afronta aos seus erros, que já tanto te ensinou! Abs

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento