Faça ou não faça. Tentativa não há
Faça ou não faça. Tentativa não há

Faça ou não faça. Tentativa não há

A Administração vai muito além de colocar um negócio nos trilhos e gerar lucros. Enxergamos a Administração como um instrumento de transformação do nosso mundo. E, certamente, o mais eficaz

No distante planeta de Dagobah, o jovem Luke Skywalker precisava, de alguma forma, retirar a sua nave que estava atolada em um nebuloso pântano, fazendo uso apenas de seu poder da mente - ou melhor: a “Força”. Diante do desafio, Luke suspirou: “Certo, eu vou tentar”. No mesmo instante, o sábio e poderoso Mestre Yoda esbravejou: “Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há”. Luke, resignado, esforçou-se muito, mas conseguiu apenas produzir alguns movimentos na nave e acabou desistindo. O pequenino Yoda concentrou-se e, para espanto do jovem discípulo, retirou totalmente a pesada nave do pântano. “Eu não acredito!”, exclamou Luke. “É por isso que você não consegue”, completou Mestre Yoda.

Quando decidimos fazer uma revista de Administração, nos vimos diante de um desafio parecido. Não fazíamos a menor ideia de como funcionava uma revista, não tínhamos experiência com esse tipo de jornalismo e, para completar, todo mundo nos aconselhava a largar essa ideia. Mas paramos para pensar em algumas coisas.

A primeira era que a internet, o planeta onde nós nascemos, tinha mudado drasticamente a forma como aprendemos, nos relacionamos, construímos conhecimento e digerimos informações.

A segunda era que os veículos tradicionais da área de negócios, com todo o respeito, ainda não tinham se dado conta disso e continuavam falando de administração e negócios de uma forma, digamos assim, “pasteurizada”. E até hoje, continuam estampando estereótipos de sucesso em suas capas, martelando em nossas cabeças que precisamos seguir os seus modelos de super-heróis corporativos. Já estamos na segunda década do século XXI e os caras permanecem presos a paradigmas dos anos 90 (se não forem ainda mais antigos).

Nós precisávamos tirar nossa nave desse pântano. E decidimos acreditar.

Há seis anos, lançamos o protótipo da nossa própria revista. Em contato constante com os nossos leitores, fomos construindo, de forma realmente coletiva, uma revista de negócios diferente. Na revista Administradores não são apenas os CEOs que têm algo a nos ensinar. São os professores, os empreendedores, os artistas, os inventores e inovadores, os administradores do futuro e todos aqueles que já se deram conta de que, parafraseando Disraeli, a vida é muito curta para ser pequena.

Na nossa visão, a Administração vai muito, mas muito além de colocar um negócio nos trilhos e gerar lucros. Enxergamos a Administração como um instrumento de transformação do nosso mundo. E, certamente, o mais eficaz.

Esperamos que esteja curtindo o nosso trabalho no Administradores, e que continue nos acompanhando nessa viagem.

Que a Força esteja com você. Sempre.

Quer saber mais sobre a revista Administradores? Baixe o aplicativo para iOS e Android e conheça todos os destaques da edição atual e também as publicações anteriores. Para ter acesso irrestrito ao conteúdo, assine o Administradores Premium.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento