Faça como poucos, faça diferente! Conquiste sua vaga de trabalho

Através do auto conhecimento direcionado sabemos quem nós somos e sabemos o norte a ser atingido. Faça diferente para conquistar uma vaga no mercado de trabalho atual!

Hoje a mídia tem noticiado a como anda o mercado profissional.

Realmente as notícias são alarmantes, pessimistas e alguns pensam: como eu, desempregado ou que quero mudar de atvidade laboral, posso enfrentar esta situação caótica?

O remédio é; primeiro pensar que crise é uma palavra pesada, e deve ser substituída por trabalho. Esta é uma colocação de um amigo com patente de tenente da reserva da policia militar, na categoria de corpo de bombeiros. Mais conhecido como Vicente. Sempre é bom deixar anotado aqueles que nos transmitem palavras positivas.

Retomando o nosso tema, antes de enviar o seu curriculo por email para as organizações ou sair cadastrando nos sites os seus dados e sua experiência pessoal, elabore, planeje, coloque no papel como foi sua ascensão profissional. Faça um exercício de memória, relembre dos projetos realizados, melhorias aceitas, os benefícios que estas trouxeram a organização na qual trabalhou. Transforme tudo isto em números coerentes, nunca omita ou minta, diga o que realmente aconteceu e como ocorreu, quando perguntado.

Este processo leva tempo, mas somente desta forma o seu entrevistador terá uma visão clara e objetiva a seu respeito de forma profissional.

Outra parte que não deve ser esquecida é a sua parte comportamental. Coloque a inteligência para funcionar e a memória para trabalhar. Anote em quais situações teve dificuldades, escreva os pormenores, veja como superou estes desafios, e se ficaram alguma sequelas, tais como raiva, inquietação, insegurança diante de uma situação e pessoas. Se perceber algumas destas circunstâncias faça uma análise do seu dia a dia para reparar o que está fazendo para superar ou não. Geralmente os recrutadores fazem-nos perguntas sobre estes temas. Uma ferramenta que ajuda a superar estas situações é se a pessoa tem o hábito de leitura, alguns temas ajudam a enxergar esta situação diante de pessoas ou situações.

As vezes alguns recrutadores fazem uma pergunta simples mas que desenha um clima amplo, específico sobre a profissional que entrevista, a pergunta pode ser formulada de várias formas, mas, vamos dar alguns exemplos: - Quantos livros o Sr. tem o hábito de ler a cada dois meses? ou - Qual o livro que marcou a sua vida, e quando? senão: - Costuma ler livros de autoajuda ou ficção?

Como vemos, temos que nos preparar muito bem, pelo simples fato de ter muitos profissionais a procura de uma colocação, em todas as áreas profissionais, atualmente.

Outro ponto que é importante e colocado numa entrevista é se o profissional é eficaz ou eficiente, entender esta diferença é crucial, porque coloca em cheque as suas aptidões pessoais e profissionais, vamos deixar que cada leitor busque interpretar esta diferença, este questionamento o ajudará a enxergar um pouco se sí mesmo.

Através deste pequeno exame o profissional vai relembrando de mutias situações vividas de acertos e erros, sonhos e pesadelos que teve que enfrentar pelo caminho.

Esta análise o fará estimular a estudar o que deve mencionar ou não durante a entrevista de qualquer processo seletivo.

Preparar-se e planejar é um passo para se autoconhecer.

Desejamos a todos sucesso nas participações em processos seletivos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento