Café com ADM
#

Faça a diferença! – Realize Projetos na sua Empresa.

É bastante satisfatório trabalhar com projetos, os projetos viabilizam os planejamentos estratégicos das empresas. Mas o que é um projeto? Projeto é um empreendimento para a realização de um produto ou de um serviço. Notoriamente com uma diferença, possui uma data de Inicio e uma data para término dos trabalhos a serem executados, sendo temporário. Portanto necessita de organização, disciplina e principalmente de todas as habilidades dos administradores que são: Liderança, Negociação, Comunicação, Solução de Problemas e Influência (Persuasão). Possui as seguintes características:  Executados por pessoas;  Restringidos por recursos limitados;  Planejados, executados e controlados. Os Projetos empresariais são compostos por processos. Um processo é uma série de ações que geram um resultado. Sendo contínuo. Para o Processos serem bem sucedidos, são divididos em cinco etapas: concepção, planejamento, detalhamento, execução e conclusão. Para cada uma destas fases são indicados procedimentos e técnicas que permitem estruturar suas atividades, identificar e superar obstáculos e conduzir o trabalho até o passo seguinte, dentro do prazo de realização de cada atividade. As fases do Projeto são: Planejamento e Execução. Para que um planejamento seja realizado de modo eficaz, além da organização e sistematização, necessita ainda ser compartilhado e acordado entre todos os envolvidos com a antecedência indispensável (sinergia), para que não ocorram, no futuro, problemas que existem há dois meses para algumas equipes e há apenas dois dias para outras. Sendo salutar também, saber coincidir as datas das atividades dos projetos com a alocação prévia dos recursos das equipes funcionais. Um planejamento mal feito ou mal executado pode resultar em grandes perdas, ocasionando a inviabilidade do projeto. Como por exemplo, deixar de lançar um importante produto no mercado ou não ser pioneiro em um determinado setor, além de todos os problemas de custo e prazo tão conhecidos nossos, como atingir pontos de equilíbrio e retorno sobre investimento. Executar o planejamento é uma premissa que requer bem mais que as características técnicas dos profissionais. As características pessoais e comportamentais dos profissionais de gestão de projetos são extremamente relevantes, o carisma, a organização, a seriedade, a credibilidade e a capacidade desses profissionais de sensibilizarem a todos os envolvidos sobre a importância dessas atividades em contribuição ao bem-estar de todos. Também deve ser considerada e utilizada durante o planejamento e a execução dos projetos, o conhecimento da cultura e o estilo da corporação e moldar-se a ele faz toda a diferença para o sucesso desses profissionais. Pois ninguém consegue realmente mudar alguém, no entanto pode-se influenciar. E com este desenvolvimento organizado e bem estruturado dos processos dentro da empresa, o sucesso empresarial será uma conseqüência. Pois o administrador (a) administra principalmente pessoas. O capital intelectual classificado como bens intangíveis. Portanto profissionais capacitados e competentes que são formadores de opiniões. Profª Adm. Rose Mary Santos de Amorim - Consultora Empresarial.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.