Explorando o ponto de venda

Vamos falar hoje de um importante composto de marketing: O Ponto de Venda, ou PDV como é mais conhecido. O ponto de Venda é sem dúvida um dos grandes desafios de qualquer estratégia empresarial...

"Os consumidores entendem que têm opções, mas não têm idéia de como decidir". Sergio Zyman

Vamos falar hoje de um importante composto de marketing: O Ponto de Venda, ou PDV como é mais conhecido.


O ponto de Venda é sem dúvida um dos grandes desafios de qualquer estratégia empresarial. Aqui no Brasil, de vinte anos pra cá, esta preocupação e atenção com o ponto de venda tem aumentado consideravelmente.

Principalmente com a chegada dos grandes hipermercados e das grandes lojas de departamentos. Já faz parte da rotina empresarial estudar como o produto vai ser exposto, como alcançar melhor a atenção do consumidor, e de que forma o produto pode atingir uma rotação maior.

Ponto de Venda, ou PDV (do inglês - POS - "point of sale"), podemos dizer que é o "mostruário do produto" ou "ponto de destaque" para se colocar produtos nos estabelecimentos de forma permanente ou sazonal, dependendo da estratégia empregada.

Quando um produto tem caráter promocional, onde seu objetivo é ser vendido em curto espaço de tempo através de alguma oferta especial, é usado, por exemplo, pontos secundários (estrategicamente escolhidos) dentro do estabelecimento, para que agregue valor ao ponto natural (local onde o produto é naturalmente colocado) e com isso gere mais visibilidade ao produto na loja, aumentando com isso o seu poder de aquisição.

Um PDV dever seguir algumas táticas para alcançar melhores resultados. Entre elas sugiro:

a) Confeccionar mostruários leves, de matérias práticos para fácil rotação dentro do estabelecimento.

b) Usar a criatividade para que o PDV tenha as cores, os slogans e a identidade com o produto ali exposto. Isto aumenta o impacto visual facilitando a atração do produto.

c) Se o seu PDV for uma vitrine, procure usar técnicas de "vitrinismo", ou aprender a decorar melhor sua vitrine com criatividade para atrair mais atenção aos produtos. O SEBRAE hoje já oferece cursos em "vitrinismo" que podem ajudar você entender melhor o comportamento de compra dos consumidores.

d) Procure colocar o PDV ou seu mostruário nas áreas de maior tráfego ou fluxo de clientes, de forma a serem vistos pelo maior número possível de pessoas.

e) Evite o conflito entre o produto. Não Use mostruários, por exemplo, do setor de alimentos dentro do departamento de produtos químicos.

f) Facilite o acesso. Não deixe seu PDV ter obstáculos de acesso, ou seja, tome cuidado onde vai ser exposto.

Tomando estes cuidados, você pode ter sucesso em seu estabelecimento. Aprenda a fazer do PDV o captador de clientes, e aumentar suas vendas e seus lucros.

Boa semana!

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