Existe uma fórmula para o sucesso profissional?

Se você acha que as pessoas querem apenas ganhar muito dinheiro, você pode estar enganado

Existe uma forma de definir sucesso profissional? Certamente não.

Quando falamos de sucesso profissional, cada pessoa vai dar um significado diferente para isso. Muitos associam sucesso a ganhar muito dinheiro ou a exercer um alto cargo em uma grande empresa. Na maioria dos casos isso é um engano. Durante a minha trajetória profissional conheci pessoas que ganhavam de um salário e trabalhavam no nível operacional e pessoas que ganhavam até 300 mil reais e eram executivos ou donos de empresa. Nos dois casos eu vi pessoalmente pessoas felizes e que consideravam ter sucesso e pessoas infelizes que mesmo tendo aparentemente tudo, se sentiam infelizes.

Recentemente fiz uma pesquisa com cerca de 6 mil pessoas de 25 a 60 anos sobre como estavam em suas vidas pessoais e profissionais. A maior parte delas respondeu que consideravam que sucesso era ter tempo para a família, descobrir algo que gosta de fazer e conseguir viver fazendo o que se gosta.

Como eu escrevi, não acredito em fórmula para o sucesso, só que existem passos que podem ser seguidos que podem transformar completamente a vida profissional de qualquer pessoa. E esses passos normalmente estão ligados a autoconhecimento, a desenvolver competências comportamentais e saber lidar com as pessoas. Desenvolvendo essas três vertentes bem desenvolvidas, a pessoa se torna capaz de encontrar um caminho a seguir e tem a segurança necessária para trilhar esse caminho.

Eu pessoalmente vivi todo esse processo de autodescoberta e de desenvolvimento, o que me fez deixar um emprego público e a velha estabilidade, para abrir uma empresa do zero fazendo o que eu mais gosto.

Como eu trabalho fazendo conteúdos para meus clientes e seguidores (hoje já são mais de 1500 inscritos no youtube e mais de 100 mil views, além de mais de 6 mil pessoas cadastradas em meu site), criei junto com um parceiro uma nova série gratuita de vídeos que denominamos "O Mapa do Sucesso Profissional". Na série nós mostramos quais as maiores dores das pessoas em relação a sucesso e como desenvolver as competências necessárias para se atingir o sucesso. Sucesso aqui eu considero que seja ter realização, fazer algo que te faz feliz e ser remunerado por isso.

Ressaltamos a importância do autoconhecimento para a realização profissional em qualquer tempo. O sentimento de que falta alguma coisa na vida e que a solução está no carro novo, na promoção no emprego ou em qualquer fator externo, gera mais desilusão e mais sentimentos menos que positivos, fazendo as pessoas entrarem em uma espiral negativa.

No vídeo abaixo eu fiz a apresentação da série e disponibilizei ao final um link para a série, que vai ao ar por tempo limitado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento