Excelência empresarial: os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade

Excelência empresarial significa um estado excelente; composto por pensamentos, sentimentos e ações fundamentados em 9 indicadores de gestão; cujo desdobramento é uma correlação da efetividade, eficácia e eficiência com o espaço, a matéria e o tempo em que as manifestações são efetuadas

Introdução

A ação é o fundamento da excelência empresarial. Embora seja possível falar em excelência a níveis de pensamento, no mercado real, o plano das idéias é uma condição necessária, todavia não é suficiente. Pois, a dimensão da atitude é que concretiza o plano. Contudo, a excelência empresarial precisa ser planejada e, para que esse objetivo se estabeleça de maneira excelente, é necessária uma distinção clara de cada um destes conceitos.

A excelência empresarial implica plenitude e a realidade plena é composta por 3 princípios elementares: o Espaço, a Matéria e o Tempo. O espaço é caracterizado pelas dimensões de altura, largura e volume. A matéria; pelo espírito, a mente e o corpo. O tempo; passado, presente e o futuro.

Quando a empresa consegue atingir a efetividade, eficácia e eficiência temporais, materiais e espaciais, conquista o Estado de Excelência. Ou seja, a excelência empresarial é constituída por 9 Critérios que objetivamente devem ser analisados e, portanto, bem compreendidos.

O jogo de Xadrez, por conter aspectos em semelhança com a realidade a qual vivemos (por exemplo: o espaço é o tabuleiro, a matéria são as peças, e o tempo são os lançamentos, os quais na vida são simultâneos e no jogo, alternados), pode ser utilizado para ilustrar uma introdução dos conceitos.

O vencedor em um jogo de Xadrez é aquele que consegue articular e executar um xeque-mate no rei oponente. Portanto, um jogador efetivo é aquele que consegue obter a vitória. Um jogador eficaz é aquele que consegue cumprir os objetivos que o permite vencer (conquistar o grande centro, liberar as peças especiais, efetuar as defesas e executar ataques). Um jogador eficiente é aquele que utilizou a menor quantidade de peças e lançamentos para obter a vitória no tabuleiro.

Logo, para ser efetivo é necessário ser eficaz. Entretanto, eficiência condiciona eficácia. Ou seja, é possível ser eficaz sem ser eficiente, mas, não há possibilidade de ser efetivo sem ser eficaz.

Desenvolvimento

A efetividade é um atributo empresarial caracterizado pela capacidade da organização em produzir efeitos reais e legítimos. A efetividade Temporal consiste no poder que a empresa possui de se perpetuar historicamente, por meio da aprendizagem e progressão. A efetividade Material consiste no poder de criação de produtos ou serviços cuja utilidade passa a ser percebida como necessária, além de estar em sintonia com a tecnologia, a estrutura e os processos já estabelecidos pela organização. A efetividade Espacial se configura quando as causas e efeitos da organização estão em harmonia com o meio ambiente e as pessoas envolvidas, baseados em princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. A efetividade está predominantemente relacionada às questões estratégicas.

A eficácia é caracterizada pela capacidade da empresa em cumprir as metas estabelecidas pelo planejamento e; para isso, deverá: organizar, direcionar, executar e controlar os recursos e as pessoas. A eficácia Temporal se traduz pelas ações no tempo correto, ou seja, sem atrasos e precipitações. A eficácia Material é sinônima de quantidade e qualidade. Pois, enquanto a efetividade material indica o que o produto ou serviço deve Ser, a eficácia material indica o que deve Ter ou Fazer. A eficácia Espacial representa a aceitação do produto no mercado e tem como principal indicador a oferta e a demanda estabelecida na relação cliente-empresa. A eficácia está predominantemente relacionada às questões táticas.

A eficiência é a capacidade de conseguir maiores rendimentos com menores dispêndios e tem como principal indicador a Produtividade. A eficiência Temporal é caracterizada pela conclusão de ciclos operacionais cada vez menores, ou seja, produzir em menos tempo. A eficiência Material é a utilização de menos recursos na obtenção dos resultados. A eficiência Espacial é configurada quando o crescimento da parcela de mercado aumenta exponencialmente, isto é, o domínio de mercado passa a ocorrer progressivamente de uma forma espontânea. A eficiência está predominantemente relacionada às questões operacionais.

Conclusão

Administração é (uma ciência, técnica e arte de) trabalhar para a realização de objetivos: estratégicos efetivos, táticos eficazes e operacionais eficientes; por meio de planos, pessoas, estruturas, insumos, tecnologia e capital; a curto, médio e longo prazos. É constituída pelos Sistemas Logístico, Comercial, Financeiro, Tecnológico, Legislativo e Social. Sua ação se desenvolve pelo Planejamento, Organização, Direção, Execução e Reavaliação. É a excelência do Poder.

Excelência Empresarial é a Adequação de todos os Critérios de Eficiência, Eficácia e Efetividade.. No Espaço, na Matéria e no Tempo da Organização.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento