Evoluindo com a Admnistração

O que se pode enxergar é que a administração é um trabalho continuo e que se bem adaptado pode trazer grandes resultados. Mas para entender melhor esta evolução vamos ao início desta trajetória

Para explicarmos um pouco sobre o crescimento da administração não podemos deixar de falar sobre a revolução Industrial que se iniciou no século XVll na Inglaterra. Os trabalhadores da época vinham de áreas rurais na qual não os preparavam para as funções de uma fábrica, com manuseio em máquinas e muito menos os capacitavam para qualquer outra atividade que não viesse da área rural, sendo assim, muitos empregados passavam por situações desumanas, pois a exigência pela excelência e produção era grande. Obrigavam aos trabalhadores a darem o maximo que podiam e muitas vezes isso trazia como consequência funcionários doentes e até mesmo a morte. Tudo isso com pouca remuneração e muito trabalho. Para a época fazia sentido, pois a grande massa de produção dependia totalmente dos seus míseros salários para obter sobrevivência.

Como todo processo tem evolução isso não foi diferente com essa relação entre indústria e produção. No decorrer desses fatos um engenheiro da época chamado Frederick W. Taylor apresentou sua teoria à respeito dessa mão de obra forçada, observou alguns pontos que poderiam alavancar ainda mais a quantidade produzida. Isso se dava porque na visão de Taylor o operário se esforçava ainda mais quando recebia por cada produto finalizado, sendo assim, ganhava se mais por maior quantidade feita. Isso para aquele tempo já era uma evolução, mas com o passar dos anos cada técnica inserida para melhorias em quaisquer que seja a função traziam diferenças grandiosas para o que se dizia a administração cientifica da época. Outro engenheiro responsável pelo desenvolvimento de uma vertente da administração (Teoria classica da administração) foi Jules Henri Fayol que mostrou a importância de se organizar e estruturar uma empresa para se obter um melhor rendimento.

Com o passar dos séculos não só a importância de um resultado, mas também ao bem estar daqueles que proporcionam as atividades de lucro da empresa. Ainda nos dias de hoje, podemos observar que não são em todas as firmas que adaptam um bom local de trabalho para seus colaboradores, mas acredito que em sua maioria os trabalhos hoje tem direitos que visam o bem estar deles graças a evolução administrativa e mental do homem frente as empresas e suas atividades. Em uma sociedade que aplica essa teoria de forma adequada visando o futuro tanto da empresa e de seus funcionário, podemos sim afirmar que, terá grandes resultados e um alcance de suas metas.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento