Evolução e comunicação de massa

Dos dinossauros até o ser humano, houve um período bastante prolongado, na evolução do ser primitivo, hominídeo, até os dias de hoje. A comunicação é a responsável pela aceleração deste processo de evolução no aprendizado

Com o passar dos milênios o ser humano passou a se desenvolver com maior rapidez, pois as comunicações de massa como conhecemos nos dias de hoje, aproximaram mais as pessoas que apenas viviam em suas casas e trabalhavam para poderem se sustentar, em uma época em que o único veiculo de transporte usado era ou o cavalo ou o burro.


Nessa época, a vida do ser humano, ia mais devagar e a comunicação de massa, ainda não existia. O radio AM, inventado em 1922, pelo italiano Marconi, levou o homem a inventar uma nova maneira de comunicação, ao invés de cada um pegar um jornal e ler o que estava escrito: as transmissões de rádio. Elas fizeram com que todos os ouvintes ficassem aguardando a hora da radionovela começar para saber quais os atores mais aplaudidos, até a criação dos auditórios de rádio com as orquestras tocando ao vivo e acompanhando os cantores e intérpretes.

Posteriormente foi a rádio FM, frequência modulada em 1977, com o surgimento da discoteca só se ouvia nas rádios musicas de conjuntos de rock americanos.

A televisão foi mais ou menos semelhante, começou em preto e branco em 1950, com a TV Exelcior, depois a TV Tupi e a TV Record, a Tupi fez alguns teleteatros depois surgiu a telenovela. Mulheres de Areia e o Meu Rico Português foram os grandes sucessos da TV Tupi, ainda em preto e branco. A TV a cores foi quase no fim da TV Tupi em 1980 quando já tinha surgido a TV Globo e o programa do Chacrinha, ate então de grande audiência, tinha passado a ser na TV Globo. Com a telenovela, Estupido Cupido ainda em preto e branco e depois, Dancing Days a cores. Em 1982 foi fundada a TV Manchete, por Adolpho Bloch, jornalista e editor da revista Manchete, até poucos anos antes, com as telenovelas de sucesso, Kananga do Japão e Pantanal.

Em resumo, a comunicação de massa presume muitos ouvintes esperando uma sessão começar, para prestarem atenção, mantendo a compreensão com um grande número de telespectadores.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento