Evento reúne startups de todo Brasil em Recife

O mercado de empreendedorismo digital cresce continuamente em detrimento de outros setores da economia. Empreendedores em todo mundo buscam soluções que atendam necessidades reais dos seus clientes. Você está preparado para entrar nessa onda?

Durante os dias 19 e 20 de março o Portal Administradores reuniu startups de todo Brasil na cidade de Recife-PE. A proposta da ‘Batalha de Startups’ era reunir projetos inovadores ligados ao empreendedorismo digital. Muito mais que uma competição focada em prêmios, os empreendedores buscavam receber avaliações com possibilidades de melhoria do seus negócios.

Participei do evento como palestrante, onde falei das minhas experiência pelo mundo e fazendo ligações destas com empreendedorismo, e fui convidado para participar como avaliador na Batalha. O grupo de avaliadores com experiência nacional e internacional, grande bagagem e contato com projetos ajudou muito a contribuir com todos os participantes. Fiquei muito feliz e impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados e a disposição destes empreendedores viajarem de cidades como Brasília-DF, Goiânia-GO, Natal-RN, João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Rio Branco-AC, Salvador-BA e participantes locais de Recife-PE para receberem avaliações dos seus modelos de negócio.

Como envolvido no universo das startups desde 2013 sempre foi muito importante cada contato, cada feedback que recebi em eventos que participei pelo mundo. Acredito muito na construção de conhecimento a partir de colaboração. Muitas vezes esses comentários afetam nosso ego mas empreendedores precisam ser resilientes e entender que críticas verdadeiras nos fazem mais fortes. Tenho plena convicção que todos os projetos apresentados ontem tem grande potencial. Cada um apresentava estágios de evolução muito distintos, alguns mais iniciantes outros mais consolidados e realizando negócios.

Outro ponto muito importante e grande mérito aos vencedores (a startup Fix-IT de Natal-RN) tem sido uma tendência no mercado de inovação no mundo. Muitos projetos estão se relacionando com meios físicos como utilização de impressoras 3D e conceitos da ‘Internet das coisas’ (IoT). Essa vertente para solução de problemas reais está cada vez mais ativa.

Debatemos esse assunto em todos os grupos e eventos de inovação. Precisamos cada vez mais estar engajados com uma proposta de valor clara que atenda realmente às necessidades do nosso público alvo. Esse questionamento contínuo fará com que possamos estar mais próximos de soluções que realmente resolvam ‘dores’ existentes. Essa reflexão é importante para que possamos atender a uma característica importante das startups – inovação. Empreendimentos tradicionais possuem outras visões mas não podem deixar de ter essa visão de proposta de valor.

Não tenho dados precisos mas posso afirmar que boa parte das empresas que quebram no Brasil não possuem uma proposta de valor clara. Simplesmente abrem seus negócios para ‘ganhar dinheiro’. Esse posicionamento fará apenas que você seja mais um no mercado. A partir do momento que temos diferenciais competitivos que demonstrem claramente nossa preocupação em dar um atendimento efetivo ao nosso público, consolidará os princípios da nossa empresa. Pensem nisso: ser mais um na multidão será uma dificuldade e não um facilitador ao seu negócio. O seu cliente agradece.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento