EUquipe ou Equipe? Eis a questão

Decidi escrever sobre esse assunto porque de alguma forma todos nós já tivemos a experiência de viver ou de trabalhar em equipe... de uma forma ou de outra...

Eu particularmente, durante quatro anos, acreditei que tinha a melhor equipe do mundo, entrosada, parceira, “um por todos e todos por um”, o sonho de todo gestor e de todo profissional... até que percebi que aquele grupo estava muito mais para EUquipe do que para uma verdadeira equipe. As pressões do dia-a-dia mostram de verdade como uma equipe deve agir.

Esse tipo de descoberta, muitas vezes, pode desmotivar qualquer membro da equipe, qualquer gestor, mas com certeza é muito importante para o crescimento pessoal de qualquer pessoa que realmente acredita no trabalho em equipe. Aprender o que não deve ser feito.

E por que estou falando sobre isso hoje? Simplesmente porque essa semana tive o grande prazer de reencontrar aquele time do coração, um time com quem trabalhei por pouco tempo mas que se mostrou uma tremenda experiência profissional na minha vida.

Existia uma espécie de ligação especial, algo vindo da alma... uma forte sensação de completude, de significado, de realização. Juntos acreditávamos que o mundo era pequeno para nossas idéias, nossos projetos, nossos sonhos profissionais... Juntos éramos verdadeiramente melhores do que cada um separadamente. Juntos nossos sonhos eram grandiosos. Juntos tínhamos uma ligação extrassensorial... sim... percebíamos, queríamos, sonhávamos, pensávamos na mesma direção.

E nesse encontro eu percebi que apesar de estarmos distantes hoje, em empresas diferentes, aquele sentimento de EQUIPE ainda está lá... nunca acabou e nunca vai acabar. Porque essa é a nossa marca, realmente éramos e sempre seremos uma equipe!

E o que é isso? O que é uma equipe? É algo contagiante! Vivo! Verdadeiro! É comprometimento, é respeito, é dividir, é compartilhar, é proteger, é sonhar e realizar juntos, é saber que você está para o seu time e ele está ali por você!

É um mundo perfeito? Claro que não! É concordância o tempo inteiro? Óbvio que não! Mas existia solidariedade, cooperação, generosidade, honestidade, ética e prazer de trabalhar juntos... E isso não tem preço!...vem da alma...

Esse texto é minha eterna homenagem, sem desmerecer todos com quem trabalhei, à minha equipe do coração... Grupo TAPB! Aos meus colegas de trabalho e amigos queridos: Hemerson Fonseca, Luciana Mara, Rosangela Mancuso, Alessandra, Tarcio Bezerra e todo o grupo que amo tanto. Compartilho abaixo alguns textos e esse vídeo com vocês e desejo que todos tenham a maravilhosa experiência de saber o que é trabalhar em equipe:

https://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/trabalho-em-equipe-sentimento-contagiante/85945/

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/motivacao-no-trabalho-em-equipe/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento