EU QUERO SER O MEU PRÓPRIO PATRÃO!

Nos dias atuais, muito se tem falado sobre o empreendedorismo como oportunidade para abrir o próprio negócio. Porém, é necessário conhecer os dois lados da moeda. O motivo que leva uma pessoa a querer ter um empreendimento próprio não é apenas um fator profissional. Passa também por motivações pessoais, que se não forem bem analisadas, podem levar à frustração e ao caos da empresa. Muitos se acham empreendedores e julgam que basta formalizar a abertura da empresa, colocar produtos dentro do estabelecimento e começar a ter uma vida de realizações. Têm em mente algumas ilusões como por exemplo, o fato de que tendo uma empresa, será dono do seu próprio nariz, ou seja, não trabalhará para mais ninguém. E não fica só por aí. Algumas crenças podem fazer com que o futuro empresário julgue fácil o caminho que irá percorrer. Eis alguns mitos que existem com relação a ter o próprio negócio: MITO 1: Agora eu sou o meu próprio patrão! VERDADE 1: Todo mundo é chefe do empreendedor: seus sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, família, comunidade. Mas os empreendedores podem escolher as exigências que vão atender, e quando. MITO 2: Não vou trabalhar mais em finais de semana. Vou ter muito mais tempo livre! VERDADE 2: Quem tem o seu próprio negócio não poderá algumas vezes se dar ao luxo de deixar de trabalhar aos sábados, domingos e até feriados, pois precisa atender o cliente a qualquer momento. Lembre-se: estamos na era dos serviços, pois produtos são encontrados em qualquer lugar. Sua empresa existe para resolver os problemas dos clientes. MITO 3: Vou tirar pelo menos umas duas férias por ano! VERDADE 3: Muitos empreendedores não conseguem às vezes se ausentar do seu empreendimento por muitos dias. É claro, que com uma boa equipe e uma boa administração, ele terá suas merecidas férias, mas o início do empreendimento exigirá muito sua presença. MITO 4: Vou ter rendimentos bem maiores e em curto prazo, sendo meu próprio patrão do que como empregado de uma empresa VERDADE 4: Todo empreendimento necessita de altos investimentos durante algumas fases, desde seu início até que comece a atingir a fase do crescimento. Por muito tempo, será necessário muito mais colocar dinheiro na empresa do que retirar. Não se tem lucro imediato, principalmente, quando a empresa não é conhecida no mercado. MITO 5: Meu melhor amigo será meu sócio e nosso relacionamento será muito bom VERDADE 5: A sociedade é como um casamento, e muitas vezes, aquela pessoa que o empreendedor julgava que, por ser seu melhor amigo será seu melhor sócio, poderá decepcioná-lo. Amizade e o companheirismo são coisas bem distintas. A amizade não garante sucesso ao novo negócio, e a ausência de sucesso pode certamente acabar com a amizade. O que deve prevalecer entre os sócios é respeito mútuo e solidariedade nos bons e maus momentos, ou melhor, companheirismo. Não é à toa que os índices de falência de empresas são tão altos. No mundo inteiro, toma-se como base uma estimativa segundo a qual 80% das empresas fracassam em três anos de vida. A estimativa é certamente exagerada, mas não está muito longe da verdade. Se as possibilidades de fracasso são tão grandes, é justo incentivar as pessoas a correr esse risco? Não, se abrir empresas for o equivalente financeiro a dar um salto no escuro. Sim, se uma cultura empreendedora ajudar a avaliar e a minimizar os riscos, se os fracassos puderem ser encarados como uma etapa no processo de aprendizado. É a esse processo que se refere o espírito empreendedor, algo bem diferente do espírito de aventura. Portanto, ter o próprio negócio e ser dono do seu próprio nariz passa por outros caminhos. É preciso saber identificar as oportunidades, ter visão de futuro e, além de tudo, não se esquecer que nenhum empreendedor nasce pronto, e que o sucesso de um empreendimento passa por muitas fases (algumas delas muito doloridas) e que o amadorismo pode ser um grande inimigo para o futuro empreendedor. Não acredite simplesmente na sorte. Estude todas as possibilidades, conheça o mercado em que pretende atuar, faça um bom plano de negócios, e se prepare para uma vida dura, porém, gratificante, sendo um grande empreendedor de sucesso! Maria do Rosário Martins (Zarinha) Mestre em Marketing. Professora nos cursos de Administração e Turismo do UnilesteMG, Cel Fabriciano. Consultora Externa do SEBRAE-MG. Diretora Administrativa da FÊNIX CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Contatos: zarinha@uai.com.br (31) 3849-4386
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