Café com ADM
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Estratégias em Vendas

Há algum tempo atrás o processo de vendas era apenas o ato de “tirar pedido” ou mostrar ao cliente a opção de modelo e cor que estavam disponíveis. Hoje, o universo desse processo mudou muito, inclusive o foco. Cada vez mais , a tendência de relacionamento com o cliente e os profissionais de vendas tem a necessidade de desenvolver as características para não se tornarem obsoletos no mercado. Foi pensando em você e na qualidade do seu trabalho que me aprofundei no assunto, descobrindo características determinantes para o profissional de vendas que pretende continuar no mercado. Conheçam algumas dessas características.
Orientação por resultados: Buscar a satisfação do cliente, quase, a qualquer custo. Não apenas lembra-lo do que você tem a oferecer, pois isso ele pode ver no seu catálogo de produtos, mas oferecer o que ele quer ou precisa comprar. Para tal, além da sua meta de vendas, tenha como meta principal : orientação por resultados, porém obtidos através da total interação a satisfação com o cliente.
Comunicabilidade: Quando você diz ou escreve algo a alguém tem a consciência de que a mensagem foi bem transmitida? Você a compreendeu? Acredito que tenha dito sim. Mas, a pessoa com a qual você comunicou entendeu sua mensagem? Antes de escrever ou dizer algo, coloque-se no lugar do destinatário da mensagem e veja se você foi suficientemente claro no que transmitiu. Comunicar significa, antes de tudo, transmitir uma idéia que seja compreensiva para os dois lados, tendo como retorno o feedback da outra parte e gerar o resultado esperado.
Negociação: O termo negociar hoje está em alta. Mas você tem poder de negociação? Pergunto isso porque muitos profissionais acham que tem, mas na realidade não possuem. Explico: muitos querem fechar negócios volumosos, porém dependem de aprovação de sua diretoria para conceder um desconto inferior às vezes. A arte de negociar, hoje em dia, depende mais de concessões, de ambas as partes, claro visando um objetivo maior que é o acordo. Nunca busque apenas relações ganha perde onde, normalmente, quem ganha é você e o outro perde. Os melhores acordos são aqueles em que as duas partes obtêm vantagens e atendem aos seus anseios, por isso, têm o nome de negociação. Capacidade de inovar: Inovação! Palavra de ordem atualmente. Você tem desenvolvido suas competências ultimamente? Sim, competências podem ser desenvolvidas. Nem todos nós nascemos sabendo as coisas. Temos que desenvolver nossas competências em novas áreas. Isso é inovar. Buscar novas opções para uma rotina, criar diariamente seu futuro, reinventando-o a cada minuto de sua vida. Você tem capacidade para evoluir e aumentar a sua criatividade todo dia. Utilize essa capacidade e inove se não para a empresa, pelo menos para você mesmo.
Ter em sua mente o que significa vender hoje: Até algum tempo atrás vender significava transferir produtos da sua fábrica para o cliente. Hoje só isso não basta. Você tem que transferir emoções. Hoje em dia o verbo vender é compatibilizar as necessidades do cliente com as sensações que seu produto pode dar a ele. Você compra um carro zero para suprir sua necessidade de transporte ou para sentir aquele cheirinho de carro novo?


Contato:
cunhakarina@yahoo.com.br

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