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Estratégias de marketing industrial: o que faltava para sua empresa alavancar as oportunidades

Discutimos, em outros posts, o valor do marketing industrial como alternativa para gerar presença digital e, assim, relacionar-se eficientemente com o seu público-alvo. A diferença de outras ações com o marketing digital, contudo, está nessa relação: o empresário é um...

Discutimos, em outros posts, o valor do marketing industrial como alternativa para gerar presença digital e, assim, relacionar-se eficientemente com o seu público-alvo.

A diferença de outras ações com o marketing digital, contudo, está nessa relação: o empresário é um especialista no assunto também. Com isso, a abordagem, enfoque e as ações são também diferenciadas, visando um elevado impacto.

Por isso, neste post vamos discutir as principais estratégias de marketing industrial, e como aplicá-las para a sua empresa alavancar as oportunidades de negócios. Confira!

Por que investir em marketing industrial?
Tido como uma estratégia de marketing B2B — business to business —, o marketing industrial é o contato entre empresas, cujas ações de uma visam agregar resultados melhores para a outra.

Não se trata, portanto, de algo que foque no consumidor final, diretamente, mas na valorização dessa empresa. A questão é: como usar as suas estratégias de maneira funcional e produtiva?

Quais estratégias usar de marketing industrial?
A seguir, vamos apontar as principais estratégias de marketing industrial, e os valores agregados na aplicação de cada uma delas:

Definição de persona
O primeiro passo de uma estratégia digital é a definição do seu público-alvo — também conhecido como persona.

A Persona é a personificação desse público ideal, o que facilita a compreensão de suas necessidades, objetivos e desafios — para, então, alinhá-los aos seus serviços e produtos.

No marketing industrial, isso permite que você aborde um empreendedor com um grau maior de personalização, mostrando que você compreende os desafios que ele enfrenta.

Segmentação de dados
No elevado volume de informações digitais que recebemos, a cada instante, a segmentação é fundamental para você filtrá-las e usar cada uma delas da maneira mais assertiva possível.

Assim que definida a persona do seu negócio (ou as personas), você passa a avaliar de maneira mais criteriosa esses dados, podendo usá-los de maneira estratégica.

Por exemplo: você tem muitas visitas no seu site institucional, focadas em um serviço específico que a sua empresa ofereça. Com isso, em perspectiva, suas ações podem ser direcionadas para esse público, exclusivamente, enquanto compõe ações para um grupo mais focado em produtos com outra finalidade.

Não à toa, essas ações estratégicas permitem o aumento de vendas para a sua empresa. O que pode ser potencializado quando se tem uma agência especializada para traduzir essas oportunidades de negócio em algo concreto, e real, de impacto para o seu público.

Inbound Marketing
Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing cumpre aquilo que o seu nome promove: atrai consumidores qualificados até você por meio de ações digitais.

Isso porque, além da persona, essa ferramenta do marketing digital preza também pela jornada de compra do consumidor. Ou seja: o caminho que ele percorre desde o momento em que descobre ter um problema até decidir-se pela sua empresa como a solução para ele.

Em seguida, esses leads qualificados são nutridos com conteúdos relevantes, que orientem o usuário ao longo de todo esse processo — algo que aumenta ainda mais o ROI de suas ações.

Redes sociais
Com base no tópico anterior, podemos afirmar que o blog e as redes sociais são as principais ferramentas para a realização desses objetivos.

Pois são canais de comunicação de fácil acesso e propagação — especialmente, com o engajamento dos usuários. Além de funcionarem também como ferramentas de marketing, relacionamento e vendas.

O importante apenas, é saber quais conteúdos são relevantes para o seu público e transformá-los em soluções para a sua audiência. Assim, eles vão procurar pela sua marca, diante de uma nova dúvida, e iniciar um elo de confiança e reconhecimento de autoridade.

E-mail marketing
O e-mail marketing é um instrumento fundamental, para o marketing industrial. Afinal de contas, a segmentação anteriormente citada pode ser muito bem aproveitada com o uso dessa ação estratégica, e impactar o seu consumidor em cheio nas suas necessidades e objetivos.

Site com design responsivo

Por fim, o site com design responsivo é de suma importância, no marketing industrial, porque ele permite o acesso de qualquer plataforma ou dispositivo — como smartphones e tablets.

Isso permite que os usuários acessem o seu site de qualquer lugar, a qualquer hora, aproximando a sua marca do cotidiano de cada um deles.

Que tal se aprofundar, agora, no assunto que discutimos ao longo deste post? Para tanto, entenda como o marketing industrial é uma estratégia que rende resultados para o seu negócio!

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