Estratégia de Marketing acertada? Sandy como garota-propaganda da Devassa !

O artigo se propõe a debater sobre o marketing da cervejaria Devassa ao escolher a cantora Sandy como sua garota-propaganda. Reposicionamento da marca, busca pela identidade.

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A cervejaria Devassa aposta na cantora Sandy como garota-propaganda em substituição a socialite Paris Hilton, responsável pela campanha do ano passado. Primeiramente temos que observar a mudança de foco da empresa. A socialite Paris Hilton é conhecida internacionalmente por escândalos, bebedeiras e uso de drogas. Até que ponto a cervejaria gostaria de manter sua imagem atrelada a dela?

Apesar do "barulho" inicial, a vinculação da marca da cervejaria, ter sua identidade vinculada a esses conceitos poderia ser prejudicial. Assim, a escolha da cantora Sandy, nacionalmente conhecida, com credibilidade e alta popularidade mostra-se acertada.


No momento em que a cervejaria quer expandir a comercialização do produto no Nordeste e Sul, até então focada no eixo Rio - São Paulo, ter uma figura nacionalmente conhecida é fundamental para expansão da marca.


Na busca pelo impacto e grande repercussão da nova propaganda, a Devassa seleciona uma pessoa pública onde, até então tem sua imagem vinculada à garota recatada, calma, certinha, "boa moça", com apelo infantil, para sua campanha de marketing com o seguinte slogan: "Todo mundo tem seu lado Devassa. A Sandy também".


Dessa forma a cervejaria surpreende seus consumidores com o objetivo de demonstrar que todos têm seu lado descontraído, desencanado, divertido. A Sandy, como estrela da campanha, entendeu o humor e irreverência da marca, internalizando seu conceito. Em um dos comerciais, a cantora dança sob a mesa do bar a música "Conga La Conga", hit dos anos 70 da cantora Gretchen, algo de grande impacto nos consumidores e inimaginável até então.


A repercussão da nova campanha publicitária com a Sandy foi enorme. Foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, colocando a marca Devassa na pauta das conversas dos brasileiros. Enquanto estratégia de marketing, realinhamento da marca, na visão da marca como identidade, identificação do negócio, de como a empresa é vista e sentida no mercado, a escolha da cantora foi um tiro certeiro.


A Devassa reposiciona a marca, em uma estratégia de comunicação com o consumidor, objetivando a incremento das vendas e expansão do produto em escala nacional. Para tanto, além da marca, investirá pesado em aumento da produção e logística.

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    Thiago Petrucci

    Thiago Petrucci

    Mestrando em Direito Empresarial pela ESEADE - Argentina. Pós Graduado em Direito Empresarial pela AVM/UCAM-RJ. Pós Graduado em Gestão Ambiental de Empresas pela Universidade Gama Filho - RJ (2010). Pós Graduado em Direito Civil e Direito do Consumidor pela UNIFOA - RJ. Pós Graduando em Direito Processual Civil pela UCAM-RJ. Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007). Atualmente é Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, professor de Direito Empresarial do Curso de Direito e de Mercado Financeiro do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Friburgo - RJ. Instrutor de Crédito Bancário e Financiamento da Caixa Econômica Federal. Professor Conteudista de Direito Empresarial I, Professor Conteudista - Elaboração de Questões das seguintes disciplinas: Sistema Financeiro Nacional, Contabilidade Comercial e Financeira, Ética e Responsabilidade Social, Ciências do Ambiente, Análise das Demonstrações Financeiras, Análise e Avaliação de Operações Bancárias, Financiamento e Crédito Bancário e Fundamentos de Direito do Consumidor. Professor parecerista do livro didático da disciplina Constituição e Legalização de Micro e Pequenas Empresas. Tem experiência nas áreas de Administração e Direito, com ênfase em Gestão de Negócios, Direito Empresarial e Mercado Financeiro.
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