Estratégia comunicativas para prova oral

A habilidade de falar com naturalidade e espontaneidade, demonstrando segurança e credibilidade no conteúdo do discurso, é uma competência fundamental na etapa de prova oral de diversos cargos públicos.

O candidato que alcança essa etapa já demonstrou que possui conhecimento suficiente, agora, é o momento de demonstrar assertividade e credibilidade para representar o cargo almejado.

Esta é a etapa em que a atenção do candidato deve estar mais voltada para a comunicação, havendo cuidado não somente com O QUE falar, como, sobretudo, com o COMO falar.

Dentre todos os aspectos da comunicação, um quesito importante é o olhar. Muitas pessoas têm dificuldade de manter o contato visual durante a conversação ou possuem dúvidas para o local que devem olhar durante a prova.

O ideal é manter o olhar direcionado aos examinadores. No caso de uma resposta curta, orientamos os candidatos a manterem o olhar ao examinador que lhe fez a pergunta. Entretanto, caso a resposta seja mais longa, iniciarem olhando para o examinador que perguntou; em seguida, olharem para todos e finalizarem olhando para o interlocutor central, que foi quem lhe dirigiu a pergunta.

Outro cuidado importante é que não é necessário manter o olhar fixo ao examinador durante toda a prova, sobretudo, esse gesto não é desejado. Embora, por outro lado, algumas pessoas tenham o costume de desviar o olhar para cima, como se estivessem buscando a resposta. Esse gesto pode ser realizado com moderação, mas, evitar olhar para baixo é a melhor opção, pois, esse gesto transmite insegurança.

Enquanto o examinador estiver formulando a pergunta, o candidato deve manter seu olhar direcionado apenas para o examinador.

A você, concurseiro, saiba que ainda iremos aproveitar esse espaço de contato para escrevermos algumas recomendações a respeito dos demais aspectos da comunicação, que podem interferir diretamente no sucesso desta etapa.

Bons estudos, boa prova e conte sempre conosco!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento