Importância do controle de estoque

Não importa o tamanho da empresa, o controle de estoque é necessário para a sustentabilidade do negócio.

Seja uma micro e pequena, médio ou grande empresa, o gerenciamento de estoque é necessário para toda e qualquer tipo de organização, pois seu controle é fundamental para a sustentabilidade da empresa.

O estoque são os materiais que se devem ter na empresa para que se possa movimentar as vendas, fabricar produtos, realizar manutenções, suprir escritórios nas rotinas administrativas, enfim, uma série de itens que senão tiver um bom planejamento e controle pode colocar uma empresa em maus lençóis, pois afeta na qualidade da prestação do serviço, perdas de vendas, prejuízos e em casos maiores à falência.

É importante que o administrador elabore controles de estoques eficientes e que acompanhe constantemente com a equipe, pois o controle de matéria-prima e demais materiais são investimentos realizados pela empresa, buscando fabricar melhores produtos, ter disponível no balcão os produtos demandados pelos clientes, realização de manutenção preventiva e corretiva, buscando estar sempre pronta para atender da melhor forma e de qualidade, agilidade, elevando seu nível de satisfação aos clientes internos e externos. O administrador tem que ficar atento e por isso a importância do bom gerenciamento de estoque, pois também materiais parados, ou seja, que não vendem, se tornam prejuízos para as empresas, ficam obsoletos, pois foi realizado investimento na compra para revenda, além também de ocupar espaços dentro da empresa.

Para um bom controle de estoque é necessário, além de tudo, conhecer a empresa, o mercado em que atua, quem são seus clientes, fornecedores, parceiros, além do mais elaborar ferramentas de gestão de estoque e juntamente com a equipe monitorar sua execução. Pois, seu gerenciamento de maneira eficaz e eficiente faz com que a organização como um todo atenda seus clientes internos e externos com qualidade e também elevando os lucros, pois o bom estoque deixa sua empresa sempre abastecida e pronta para atender de maneira imediata seus clientes.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Leonardo Sousa

    Leonardo Sousa

    Supervisor Administrativo da Unidade Integrada SESI SENAI Aparecida de Goiânia e Senador Canedo-GO - Unidade Operacional do Departamento Regional do SESI e SENAI Goiás, atuando e sendo responsável pelos setores de compras, RH, financeiro, manutenção, limpeza e conservação, portaria e segurança. Adquirir mais conhecimentos, troca de experiências na área no qual é bastante útil para o crescimento. Portanto, o compartilhamento de informações nessa área, faz com que nós administradores vivenciamos a cada dia um novo conhecimento, que o mesmo é sempre contínuo.

    café com admMinimizar