Este ano vai ser diferente?

Qual a importância que você dá para o seu tempo? Quais são seus objetivos, metas e sonhos? Como tem se planejado para atingi-los?

O fim do ano de 2015! Logo chega Natal e dias depois, festa, família reunida, alegria, comes e bebes, rituais para trazer sucesso, felicidade, saúde, amor, e junto, promessas! Promessa que vai começar aquela dieta, que vai trabalhar menos (ou mais), que vai estudar menos (ou mais), que vai adquirir aquele carro (ou consumir menos), que vai se relacionar melhor com as pessoas, que vai ser menos agressivo no trânsito, que vai ser mais genoroso, talvez fazer aquele trabalho voluntário ou trabalhar abrindo o próprio negócio... Enfim, os sonhos, metas, objetivos são inúmeros. Na TV, começa a contagem regressiva e na zero hora, Ano Novo! “Abraços e beijos afetuosos, choros e promessas de que tudo será diferente no novo ano! Serei e/ou terei e /ou farei diferente do ano que passou!”

Então, o ano começa... Mas só depois do Carnaval... Mas tão próximo da Páscoa... Do dia das Mães.... E vem outro feriado, ufa! Preciso descansar! Já é Junho... Que venha a Festa Julina... Agostina... Como o tempo passa rápido! Olhe, já estamos em novembro... Quase Natal já! Ops! Viva o Ano Novo! Então... Promessa que vai começar aquela dieta, que vai trabalhar menos (ou mais), que vai estudar menos (ou mais), que vai adquirir aquele carro (ou consumir menos), que vai se relacionar melhor com as pessoas, que vai ser menos agressivo no trânsito, que vai ser mais genoroso, talvez fazer aquele trabalho voluntário ou trabalhar por conta abrindo o próprio negócio... Enfim, os sonhos, metas, objetivos são inúmeros! Este ano vai! “Repetir não é uma enorme perda de tempo na vida?” (risos!)

Faz sentido para você o exposto acima? O tempo está passando rápido? Só vai começar com aquele objetivo na segunda-feira ou depois do feriado, quem sabe ano que vem? Lembra dos seus sonhos, metas e objetivos que você falou no Réveillon passado? São os mesmos deste ou já esqueceu? Vai deixar seus objetivos ao acaso mais um ano?

Antes de me formar em Coaching, confesso, era assim também! Mudar a forma de pensar envolve aprendizado, dedicação, esforço e disciplina. Sair da zona de conforto exige coragem e acima de tudo, clareza, foco, ação, estratégias e melhoria contínua, não perdendo de vista os critérios para mensurar a jornada, a caminhada, os resultados. Meu aprendizado continua diariamente! Constantemente, nos desafios diários, me deparo com o meu outro eu que quer permanecer na zona de conforto e me tolir de desenvolver meu potencial, não permitindo que eu seja, tenha e/ ou faça meu melhor. “Esses também são seus desafios internos?”

Frente às diversas ferramentas e técnicas propostas pelo Coaching dos quais tenho aplicado em mim mesmo (autocoaching) e com meus clientes (coachees), destaco a seguir, adaptando para o presente artigo de modo a permitir que o leitor realmente se permita viver um ano diferente, realizador e extraordinário. Se fazendo amigo do tempo na jornada em prol dos seus objetivos, metas e sonhos, existem dois critérios para definir e realizar metas e objetivos propostos pela metodologia Coaching: o SMART e o CRIE-PE.

Em outras palavras, as metas e objetivos para serem bem definidas precisam seguir os seguintes critérios:

(I) SMART: específico (Specific), mensurável (Measurable), alcancável (Achievable), relevante (Relevant) e prazo (Time).

(II) CRIE-PE: Contextualizado, Recursos necessários, Iniciado e mantido pelo indivíduo, Ecólogico, Positivo e Evidências.

Tente então responder as perguntas abaixo (MATTA; VICTORIA, 2012,p. 195):

O que você deseja especificamente? Onde você quer que isso aconteça (contexto)? Quando (datas)? É alcancável? Qual será a evidência de que você conseguiu? O que você ganha, quais os benefícios que você obterá e por que isso é relevante para você? Do que você vai precisar (recursos financeiros, conhecimento, métodos, etc) e quais serão suas estratégias? Qual será o seu plano de ação? Quais os passos para conseguir? Qual o seu primeiro passo?

Coloque as respostas em uma área bem visível de modo que a cada dia se lembre dos seus sonhos fazendo com que suas ações estejam voltadas para eles! Envolva as pessoas que te amam! Sonhe junto! Comprometa-se com você, com seus sonhos e declare, olhando nos olhos daqueles que te apoiam: “Este ano será diferente pois sei com clareza o que quero e o plano de ação para conseguir!”

Compartilhe essa ideia!

Bibliografia

MARQUES, Adriana; PINHEIRO, Beto et al.,Bíblia do Coaching: visão geral. (Org) Fernando Viel.Goiânia: Kelps, 2014.

MATTA, da Villela; VICTORIA, Flora. Livro de atividades Personal & Professional Coaching®. São Paulo: Sbccoaching Editora, 2012.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento