Café com ADM
#

Estagiário, vamos conversar sobre contratação?

Dicas para quem está realizando o estágio e quer continuar no time no final dele

Fez sua primeira entrevista de emprego, conseguiu sua vaga de estágio ou trainee e agora quer conquistar sua vaga fixa e continuar na empresa? É hora de vestir a camisa e colocar a ‘mão na massa’, afinal essa é uma tarefa que só depende de você e das ações que você tomar durante sua vitrine profissional.

Sabe-se que esta é a fase de aprendizado, para que os jovens, ainda inexperientes no mundo dos negócios, possam assimilar os conhecimentos obtidos em sala de aula com a prática empresarial e se preparar para assumir as responsabilidades do futuro. É uma fase de lapidação, de aperfeiçoamento, de aprender e ‘se mostrar’ para o mundo.

Contudo, não é tão fácil conseguir ser um jogador titular deste time, isso exige muita responsabilidade, foco e persistência. Mas algumas dicas podem ser valiosas para se destacar e conquistar a tão sonhada contratação, por isso listei algumas que, quando estagiária, desempenhei, e acredite, consegui!

Seja pró-ativo: É a primeira e uma das mais importantes dicas. Antecipe as atividades. As empresas desejam profissionais que antecipem os problemas e resolva-os antes que aconteça, portanto antecipe a tarefa antes que alguém lhe peça para fazê-la, mas lembre-se, em caso de dúvida pergunte.

Dê feedback: Mostre que você está ativo. Quando estiver desempenhando alguma tarefa, mantenha seu chefe ou orientador informado do que cada passo. Mostre que você está correndo atrás e resolvendo o problema.

Coloque suas ideias em prática: Dê ideias. Estude os processos nos quais você está envolvido e tente identificar possíveis pontos de melhoria. Coloque em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Boas ideias são sempre bem vindas em qualquer organização. Inove!

Faça mais com menos: Uma das mais importantes dicas, não só para os estagiários, mas também para todos os profissionais, divida seu tempo. Faça mais com menos, e com qualidade. Liste em uma agenda suas tarefas diárias e divida por prioridade, estipule metas.

Seja educado: Esteja sempre bem humorado e com um belo sorriso no rosto. Jamais deixe que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho.

Tenha ética: Jamais fale para os outros os assuntos que foram discutidos em seu setor, principalmente para pessoas que não fazem parte da organização. Guarde para você, seja um profissional discreto e transparente. Faça com que as pessoas confiem em você!

Vista a camisa: Mostre que você está no time, levante a mão e disponibilize-se a ajudar a todos. As empresas querem um time em que todos estejam sempre dispostos ajudar uns aos outros, atingindo, assim, um objetivo em comum que é o desenvolvimento da organização.

Essas dicas são gerais, para qualquer tipo de estagio. Cabe ao próprio estagiário ser flexível e saber lidar com os acontecimentos durante a sua rotina de trabalho. Mas não se esqueça: Na duvida, pergunte e não deixe para amanha uma atividade que possa ser desenvolvida hoje. Mostre que você merece ser o jogador titular deste time.

Artigo publicado originalmente em Portal Trainee (http://portaltrainee.com.br/estagiario-vamos-conversar-sobre-contratacao/)

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.