eSocial: 5 habilidades que o profissional de DP/RH precisa dominar

Você acredita que só precisa saber sobre o eSocial quando ele entrar em vigor? Conheça, lembre ou relembre 5 habilidades que os profissionais que atuam em Departamento Pessoal/Recursos Humanos precisam dominar ANTES do eSocial entrar em vigor

Você acredita que só precisa saber sobre o eSocial quando ele entrar em vigor?

Conheça, lembre ou relembre 5 habilidades que os profissionais que atuam em Departamento Pessoal/Recursos Humanos precisam dominar ANTES do eSocial entrar em vigor:

1) Legislação Trabalhista e Previdenciária x eSocial

Qual a relação entre o que o eSocial exigirá e o que já existe hoje na legislação? É fundamental fazer essa correlação entre o que existe no cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias e o que será exigido informar ao fisco através do eSocial.

2) Saber ler os leiautes do eSocial

Conhecer os leiautes do eSocial – já que não está previsto um programa gerador de declaração – também é necessário para ver quais CAMPOS DE CONTEÚDO deverá ser informado.

3) Saber Fazer um Plano de Ação

Pela complexidade e emaranhado de informações, saber organizar-se e descobrir o passo-a-passo é importante. Se não delinear as ações que deverão ser feitas em sequência, o risco de faltar algum detalhe é grande.

4) Identificar os Erros Atuais e Corrigir

Quem faz admissão fora do prazo (depois que o empregado já está trabalhando) sabe que é um ERRO. Mas quais sãoos outros erros – ou não conformidades com a legislação vigente – que a empresa está cometendo? E o que podemos fazer JÁ para corrigir? Nos vídeos do Minuto eSocial que estão no meu canal do Youtube comento sobre os Pontos Críticos do eSocial. Deixar o erro continuar após a vigência do eSocial é estar passível de autuações. Identifique e Corrija os erros.

5) Tributação de INSS, FGTS, IRRF e Reflexos

Pela primeira vez o fisco ficará sabendo de antemão quais as tributações que a empresa vem fazendo em seus proventos e descontos, já que teremos que enviar a Tabela de Rubricas (Proventos e Descontos) antes de enviar a folha de pagamento. Será que a empresa está pagando algo que deveria ser tributado mas não está tributando? Além da tributação, o fisco também ficará sabendo sobre os “reflexos” ou repercussões. Será que o Reflexo do DSR está sendo pago quando há pagamento de horas extras ou adicional noturno parcial? Será que estamos incluindo os adicionais quando pagamos férias, décimo terceiro e rescisão? E as médias? Faça download gratuito da Tabela 3 otimizada – Tabela de Natureza de Rubricas – que será usada na Tabela de Rubricas comece a trabalhar, relacionando os eventos da sua folha com os códigos que serão usados no eSocial, na Tabela de Rubricas.

Aproveite agora que o eSocial ainda não entrou em vigor para melhorar as suas habilidades.

Quais outras habilidades você acredita que os profissionais da área de departamento pessoal precisam dominar? Deixe seu comentário!

Fique com Deus e até breve!

ExibirMinimizar
aci baixe o app