Escritórios compartilhados ganham força e são boa opção para reduzir custos em tempos de crise

Espaços de coworking estão se tornando cada vez mais populares, já que ajuda a reduzir drásticamente os custos fixos de uma empresa

O escritório compartilhado, ou coworking space, é um novo modelo de trabalho que vem conquistando empreendedores, já que manter um escritório gera uma despesa que muitas empresas, especialmente em fase inicial, não podem arcar.

Para quem nunca ouvir falar neste modelo, vale a pena conhecer. O coworking é um escritório que abriga, no mesmo espaço, diversos profissionais e empresas distintas que pagam uma mensalidade e tem à sua disposição uma recepcionista, internet, sala de reunião, impressora, água e café à vontade. O melhor de tudo isso é que a manutenção e limpeza são por conta da administradora do espaço e está incluida no valor da mensalidade, que é gira em torno de R$ 800,00. Uma outra vantagem deste modelo de trabalho é a troca de informações com outros profissionais, o que pode ampliar sua rede de contatos e gerar bons negócios.

Como proprietário do Collab Zone - coworking space localizado na Vila Mariana em São Paulo - percebo que muitos profissionais também procuram o espaço como uma alternativa ao home-office. As distrações em casa e a falta de troca de informações com outras pessoas são os principais motivos que levam esse tipo de profissional a nos procurar, pois comprometem a qualidade do trabalho e até mesmo a possibilidade de novos negócios.

A colaboração entre pessoas e empresas é apontada como um dos principais atrativos do coworking. Alguns freelancers costumam passar temporadas em diferentes coworkings apenas para aumentar sua rede de contato e clientes.

Hoje existem opções diversas de escritórios compartilhados, desde tradicionais e corporativos até os mais arrojados e modernos. Segundo dados da pesquisa realizada pela Coworking Brasil, o número de espaços no país é de cerca de 240, sendo que 40% desse volume se concentra no estado de São Paulo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento