Escolha bem seus líderes

Um líder errado pode causar-lhe sérios atrasos, ou mesmo impedir a vida que deseja

O ocaso do Partido dos Trabalhadores e de suas lideranças demonstra que a escolha dos líderes define muito o caminho de nossas vidas. Na carreira profissional, seguir os líderes errados também pode nos levar a muitos problemas. Alguns indivíduos já foram traídos pelos próprios gerentes e se sentem amargurados, tristes e humilhados.

A causa disso está na pessoa não achar que deve avaliar sua liderança, não usar critérios objetivos para isso e, em alguns casos, na necessidade que algumas pessoas têm de admirar seus gestores. Líderes carismáticos são extremamente perigosos por seu poder de convencimento por meio de palavras, e não de números, evidências e fatos. A solução depende da capacidade do indivíduo de ter poder de análise sobre seu gerente.

Por vezes, você é a pessoa mais admirada em seu ambiente de trabalho, e não o seu gestor. Principalmente, se você for alguém sempre dedicado à boa formação acadêmica, profissional e, acima de tudo, financeira. Portanto, cuidado para não fazer com que essa busca de pessoas a ser admiradas faça crer que o fato de alguém ter chegado a um cargo elevado, automaticamente o qualifique como admirável. Há mais critérios arbitrários e moralmente inconfessáveis do que razões objetivas na escolha de líderes nas empresas.

Procure também evidências que justifiquem a competência do líder que você segue, ou ao qual está submetido. Lembre-se de que nossa cultura é muito focada na palavra, mas você deve olhar para os números, dados e fatos. Não se deixe envolver pelo carisma de quem quer que seja.

Do mesmo modo que ideias coletivistas não levaram à prosperidade país nenhum, procure compreender as ideias que seu gerente propaga e às quais se apega. Elas têm fundamentos válidos e que funcionam? Onde? Em quais circunstâncias?

Por último, você deve considerar o caráter, a ética e o propósito de seus líderes ao longo do tempo. Lembre-se de que o poder e o dinheiro mudam as pessoas. Assim como o Partido dos Trabalhadores enlouqueceu com o dinheiro e o poder, isso ocorre com indivíduos nas organizações.

A importância de você selecionar bem seus líderes é para poder aproveitar os anos de sua vida para conquistar o que almeja. Um líder errado pode causar-lhe sérios atrasos, ou mesmo impedir a vida que deseja. Veja o que aconteceu aos executivos presos na operação Lava Jato e quais líderes eles seguiam.

O mundo deve ser feito por pessoas lideradas por ideias saudáveis e que promovam o crescimento, a coexistência e a construção. Logo, indivíduos que só pensam em sobreviver jamais serão bons gestores.

O verdadeiro líder, portanto, quer crescer, coexistir e construir um mundo melhor. Siga um deles e, o mais rápido possível, transforme-se em um deles.

Vamos em frente!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento