Café com ADM
#

Eric Maslow e a Teoria das Relações Humanas

Apesar da teoria fazer parte da história do estudo sobre os recursos humanos, a sua aplicabilidade é atual e efetiva.

Teoria das Relações Humanas

Esse movimento é entendido como totalmente antagônico à teoria clássica, tendo em vista que pela primeira vez na linha do tempo das escolas da administração, temos a preocupação com as condições do ser humano.

A proposta principal desta teoria circula ao redor do reconhecimento humano. Até então, visto como apenas um instrumento de produção, o homem passa a ter o seu lado pessoal contemplado como importante para o desenvolvimento organizacional.

O produto era o bem mais valioso da empresa. Neste novo contexto, o homem é visto como elemento chave de todo o processo organizacional. Portanto, as ações dentro das fábricas passam a ser voltadas para a satisfação dos operários.

A) Necessidades Físicas

B) Necessidades Psicológicas

C) Necessidades Sociais

A grande verdade é que novos temas e áreas de interesse foram criadas a partir deste momento, a partir desta teoria. Hoje, estes conceitos já avançaram e significam práticas contemporâneas.

Os conceitos mais debatidos dentro do contexto desta teoria passam a ser:

Qual a importância / Relevância da Satisfação no trabalho?

Integração pessoal

Iniciação do conceito de trabalho em equipe

Motivação

Entendimento dos diversos tipos de lideranças na companhia

Sob este contexto surge uma teoria bastante comentada até os dias de hoje: A teoria de Maslow. Conforme a figura abaixo, ela pressupõe que o grande alvo do indivíduo é chegar a auto-realização, contudo existe um caminho para que isso ocorra.

O entendimento destas necessidades permite seqüenciar este caminha visando a máxima motivação segundo a teoria de Maslow.

Necessidades Fisiológicas:

Salários atrativosPeríodos regulares de descansoCarga horária compatível com a capacidade do indivíduo

Necessidades Segurança:

Respeito às normas de segurançaCertificações de segurança relativas ao setor de atuaçãoSeguro de vida e Plano de SaúdeAtuações voltadas para o momento em que o funcionário aposentar-se.

Necessidade Social:

Conscientização da importância do trabalho em equipeBom relacionamento interpessoalPalestras para incentivas o bom convívio entre as pessoas

Necessidade de Auto-Estima:

Reconhecimento do trabalho financeiramenteReconhecimento do trabalho sem envolver dinheiro

Necessidade de Auto-Realização:

Delegar responsabilidades aos funcionáriosPrograma efetivo de treinamento e desenvolvimentoPromoçõesPremiações por reconhecimento.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.