Equipes eficazes alcançam 5 em soma de 2+2

Trabalho em rede é a máxima evolução no atual contexto social. Quando o assunto tratado é equipe eficaz, não importa o contexto abordado ou o tamanho do objetivo, a sinergia entre as pessoas é indispensável para o alcance de bons resultados.

Existem dois níveis nesse tipo de trabalho, o que guia os pensamentos à nível micro (internamente) e os pensamentos macro (externamente). Quando todos os graus de parceria se somam tem-se o trabalho em rede, formando um movimento de crescimento e multiplicação à níveis bem maiores que qualquer esforço solitário seria capaz de produzir.

Quando os propósitos esperados e os interesses comuns são claramente expostos, a coletividade mantem a individualidade de cada componente, percebendo que as diferenças não importam quando a missão é o benefício maior que tocará todos, tornando as diferenças em potenciais engrandecedores.

Parcerias bem realizadas são pautadas sob procedimentos bem definidos e responsabilidades bem distribuídas, buscando minimizar os conflitos e maximizar a confiabilidade. Para isso lideranças seguras seguem para o consenso, pois o espírito de democracia tem como base a confiança e a legitimidade.

Praticar trabalho em rede é um desafio que exige maleabilidade e destreza para encadear pessoas, finanças, recursos materiais e empresas rumo ao benefício comum dos envolvidos, bem como de toda a sociedade.

O primeiro passo é a coerência. Harmonia atingida com a nítida definição dos propósitos empresarial e pessoal.

Daí, abre-se uma série de ensinamentos próprios do coaching.

ExibirMinimizar
Digital