Equipe de trabalho x Trabalhar em equipe

Trabalho em equipe não significa apenas trabalhar juntos é, no entanto, toda uma filosofia organizacional, uma forma diferente de pensar

Apesar de serem dois conceitos que se completam, seu alcance é totalmente diferente. Uma equipe de trabalho é um grupo multidisciplinar ou de características semelhantes de pessoas, que se formam com o objetivo de cumprir determinadas funções, apesar de que trabalhar em equipe necessita- se um conjunto de integrantes, seu proposito reverte uma perspectiva mais ampla, seus membros se identificam e compartilham plenamente uma estratégia, uma visão e missão comuns, tomam decisões em conjunto, são proativos, de mentalidade aberta, se convence e não se impõe, são partes da solução e não do problema e produzem uma sinergia.

Sendo assim, a tarefa de conformação e formação de verdadeiras equipes de trabalho, se torna muito importante e a responsabilidade recai, em grande parte, sobre uma equipe de recursos humanos identificados plenamente com a causa pluralista, participativa na qual se resgatem as melhores habilidades e destrezas individuais, saiba combinar com outras dentro de um grupo multidisciplinar e consigam-se, em conjunto, os resultados.

Por outro lado, além da conformação física de uma equipe, o mais importante é a conscientização de cada um dos membros sobre saber trabalhar em equipe.

Trabalho em equipe não significa apenas trabalhar juntos é, no entanto, toda uma filosofia organizacional, uma forma diferente de pensar.

Finalmente, não se deve esquecer que o trabalho em equipe é um processo, um produto não acabado que continua sempre se mantendo e evoluindo, requer a participação de todos e de cada um dos membros ativos e comprometidos com a empresa. A aprendizagem nunca termina e o conhecimento, ou seja, o capital intelectual é o ativo mais poderoso que uma pessoa ou organização podem ter.

ExibirMinimizar
Digital