Entrevista de emprego, como ser classificado?

O número de desempregados no Brasil aumentou nos últimos tempos, aumentando assim o número de candidatos por vaga em processos seletivos. Este cenário exige do candidato esforço e preparação intensa para a entrevista de emprego, que é um dos fatores decisórios para a contratação. Existem técnicas que podem ser usadas a favor do candidato para aumentar suas chances de voltar ao mercado, mudar sua área profissional ou conseguir seu primeiro emprego, algumas delas serão abordadas neste artigo.

Uma das fases que mais geram ansiedade nos candidatos no processo de seletivo é a entrevista de emprego, onde o candidato é submetido a uma série de perguntas além ser analisado constantemente por entrevistadores e psicólogos.

O desafio neste momento é se destacar em meio a vários concorrentes. Para deixar o processo ainda mais desafiador o número de candidatos por vaga aumenta levando em consideração o desemprego devido à crise econômica, além dos candidatos que querem mudar de profissão e os que buscam o primeiro emprego.

Ao se deparar com a não contratação a maioria dos candidatos saem frustrados do processo seletivo se perguntando o que aconteceu de errado.

Acontece que grande parte desses candidatos não se preparou devidamente para este momento, onde a concorrência é muito grande e não há espaço para segunda chance.

Utilizando uma metáfora pode-se analisar um atleta profissional, antes de ir para uma competição ele se passa por diversos tipos de treinamento, sua alimentação muda, as dores são inevitáveis, noites de sono são perdidas e os esforços são incontáveis. Para suportar esses sacrifícios o atleta deve ter foco e paixão pelo que faz, pois neste esporte estão concentrados seus objetivos profissionais e pessoais e assim ganham a vida.

E se os candidatos tratassem o emprego em questão como um atleta trata a competição? Porque os candidatos não passam dias ou quem sabe noites se preparando, controlando sua ansiedade, monitorando as possíveis respostas ou estudando a empresa onde irá prestar uma entrevista?

Para que o sucesso seja alcançado os sacrifícios devem ser feitos. Para isso seguem 5 dicas de alta performance que podem aumentar suas chances de conseguir o tão sonhado emprego:

1 – Conheça técnicas de PNL (programação nerolinguística)

Existem diversos cursos gratuitos na internet sobre o assunto. E o mesmo dará ao candidato a capacidade de influenciar pessoas e passar uma imagem de mais confiança.

Uma técnica bem eficaz é o raport, que explica através da neurociência que o ser humano tem maior afinidade com pessoas que são parecidas em algum contexto consigo mesmo. Para a entrevista de emprego usar esta técnica com o entrevistador pode facilitar todo o processo.

2 – Controlar o nervosismo

A ansiedade é capaz de eliminar até mesmo os melhores candidatos, mas existem diversas técnicas aplicadas hoje para controlar a ansiedade. Algumas destas técnicas são: meditação yoga e ferramentas de coaching.

3 – Saber tudo sobre a empresa que vai se candidatar

O candidato deve estudar como funciona a empresa na qual foi convocado para uma entrevista, pois este é um quesito eliminatório. Informações como: cultura da empresa, visão, missão e valores são essenciais. O mesmo deve ter certeza de todas as informações e apresenta-las em um momento adequado da entrevista.

4 – A empresa precisa do candidato ou o candidato precisa da empresa?

Grande parte dos candidatos acredita que por precisar muito de um emprego serão contratados, mas isso acontece ao contrário, a empresa é quem precisa do candidato. Neste momento o candidato deve mostrar como ele será útil para a empresa no cargo que está se candidatando.

5 – Principais perguntas feitas em entrevistas de emprego

O candidato deve estudar as principais perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de emprego e suas repostas, é imprescindível treinar com um amigo e pedir feedbacks, além de repetir o processo até se sentir seguro.

Nunca deve-se mentir em entrevistas de emprego, além de não ser ético, existem profissionais qualificados detectar se o candidato está falando a verdade. Mas se o candidato sabe que tem um defeito que irá prejudicá-lo no trabalho deve superar-se, fazendo de tudo para eliminar este defeito.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento