Entendendo a cultura organizacional

O que é, descrição, função, criação e elementos de uma empresa que formam sua cultura

Cultura organizacional


O que é


Como em tantos lugares e regiões os quais frequentamos, a empresa que trabalhos também tem uma cultura, muito evidenciada em empresas grandes. Essa cultura se define pelos valores da empresa, que são passadas para os funcionários a fim de que as acatem e com isso atinjam os objetivos da empresa. Se você trabalha ou já trabalhou vai verificar abaixo que a cultura organizacional dentro da empresa existe e poderá evidenciá-lo melhor.

Descrição


Essa cultura empresarial adquire algumas características e acaba se dividindo em cultura forte, sub-cultura e contra culturas:
- Na cultura forte vemos os funcionários totalmente comprometidos e identificados com a cultura da empresa. A rotatividade é baixa.
- Já na subcultura que é melhor observada dentro de empresas grandes, essas empresas adquirem alguma cultura dominante dos próprios funcionários.

- A contracultura é o oposto das outras duas. ela prega a rejeição a cultura dominante da empresa, mantendo a cultura antiga em caso de nova aquisição ou fusão de empresas.

Função


A função da cultura é diferenciar a empresa de outras, facilitar o comprometimento dos seus colaboradores criando senso de identidade e por fim orientar as atitudes e comportamentos dos funcionários, e expressa o caráter distintivo da organização.

Criação da cultura


A criação é fundamental para a história de uma empresa. Chamada de cultura mãe, raramente se desfaz. No inicio, os fundadores só contratam e mantém pessoas com os mesmos ideais e as influencia e molda de acordo com os objetivos da própria empresa. Os funcionários por sua vez tentam se espelhar neles.
Em seguida, a manutenção dessa cultura é feita já na contratação onde não se busca apenas qualificação, mas qualidades que permitam a adaptação do funcionário à cultura da empresa e sua permanência na mesma. Logo que é contratado o funcionário passa por um processo de socialização coma cultura da empresa através de treinamentos, deixando para trás os resíduos e vícios de outras empresas que já trabalhou e aplicando os valores já absorvidos da empresa no seu dia a dia, notando os seus dirigentes agindo, ou não, de acordo com os próprios valores citados.

Elementos que definem uma cultura


Para analisar melhor uma cultura organizacional, temos alguns elementos que montam a árvore cultural, presentes na maioria das organizações existes.

- Herói: São pessoas (vivas ou mortas) altamente valorizadas dentro da empresa, que influenciam positivamente ou negativamente os membros da organização.
- Símbolos: Refletem os valores e orientações que são transmitidos através de quadros, objetos, uniforme, logomarca. Elas possuem um significado particular às empresas.
- Valores: Influenciam as ações dos funcionários, os orientando de acordo como objetivo da empresa.
- Rituais: Atividades coletivas que server para firmar os valores recebidos. todo valor tem um ritual a ser seguido.

- Mitos: São crenças não confirmadas que acabam sendo aceitas pelos funcionários, mesmo muitas vezes não sendo verdade.

E aí? Reconhece todos esses elementos dentro de sua empresa?

Quando conseguimos compreender qual é o objetivo da empresa que trabalhamos e colocamos em prática seus valores, o tempo que ficaremos nela com certeza será longo, pois quando ambos, empresa e funcionários) estão de acordo com esses valores não há rejeição em nenhuma das partes. no entanto, quando o funcionário não se adéqua aos valores transmitidos sua carreira não irá longe.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento