Entenda a crise no Brasil de maneira simples

Temos ouvido muitas noticias provenientes de noticiários, especialistas, juristas e população, mas de fato o que ocasionou a crise no brasil ? Explicaremos de maneira simples e objetiva para que todos possam entender.

Durante todo ano de 2015 a palavra crise foi a mais usada em todos meios de comunicação, seja em sites, no jornalismo e na boca do povo.

E todos tem criado circunstâncias para dizer qual foi a razão que a crise se estabeleceu no Brasil anos após a crise mundial.

Sabemos que o Brasil vive um momento politico terrível com acusações e provocações de todas áreas governamentais e toda população sofre a consequência de uma má gestão governamental.

Mas o que é o conceito de crise?

Uma crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de qualquer evento/acontecimento. Essas alterações podem ter consequências de fatores ou criadas por má conduta de profissionais. Crise também é uma situação complicada ou de escassez.

Lendo estas informações podemos ter como exemplo a crise dos Estados Unidos, a famosa crise de 2008 que como todos sabem, foi gerada pela bolha imobiliária americana o que ocasionou fechamento de grandes bancos e muita demissão nos EUA desencadeando a crise mundial.

Mas e no Brasil?

Nestes últimos anos o Brasil viveu momentos felizes, o país estava em reforma em todos setores, a Copa do Mundo e as Olimpíadas estavam chegando e com ela muitos investimentos públicos e privados, mas como diz o ditado "não existe almoço de graça" tudo tem seu preço e os grandes valores de estádios, grandes campanhas, projetos errados e outras coisas que vemos nos noticiários uma hora alguém teria que pagar isso.

Muito diferente da crise dos Estados Unidos, que foi empulsionada por uma economia consumista, no Brasil sofremos de um outro problema, a falta de transparência, que fez governos federais, estaduais e municipais maquiarem seus números, tudo para a continuidade no poder.

Para exemplificar o conceito da crise no Brasil podemos exemplificar de maneira simples.

Imagina você trabalhador, recebe do seu banco um cartão de crédito de 10 mil reais, sabendo que seu salário é mil reais por mês.

Em um mês você está sem dinheiro mas você quer presentar sua mãe, você olha para o bolso está sem dinheiro, mas sabe que tem 10 mil reais de crédito, o que faz ?

Compra um presente de 2 mil reais, porque sua mãe merece e seria ruim você não presenteá-la em um momento tão importante.

No outro mês tem o aniversário do seu filho e mesmo sem dinheiro compra outro presente de 3 mil reais, no outro mês você se dá um presente de mais mil e quinhentos reais, no outro mês mais um presente para sua esposa e assim vai.

Você consegue enganar toda família que acha que você tem dinheiro, mas na verdade você está endividado sem que ninguém saiba, só você sabe disso.

Assim aconteceu com o Brasil, fomos enganados por anos com investimentos maquiados pelas propinas, pela farra de projetos públicos e de pagamentos de ações sociais que motivaram os votos das últimas eleições e hoje vemos governos estaduais sem dinheiro para pagar salários de policiais, prefeituras sem dinheiro para quitar seus pagamentos e o governo federal sem dinheiro para pagar os compromissos da união.

Tudo isso pode ser caracterizado como má gestão, falta de profissionalismo e falta de capacidade de administrar um país rico e desenvolvido, de uma nação forte e determinada, que está aprendendo a cada dia que seu grito pode ser ouvido, basta tomar atitudes.

Hoje se o país está endividado não é por causa do povo, pois o povo sempre é cobrado pelos seus altos impostos e o paga mesmo com muita indignação, a culpa são daqueles que fizeram campanha para administrar nosso dinheiro e não soube administrar.

Quando um empresário contrata um profissional, este é cobrado pelo desempenho, quando ele não mostra capacidade para desempenhar suas funções o empresário o demite e dá oportunidade para outro.

O Brasil é nossa empresa, se não souberam administrar direito, o correto é dar oportunidade para outro!

ExibirMinimizar
aci baixe o app