Ensinamentos do mundo dos vírus

Nunca despreze o microcosmo - são as partes do sistema que constroem o todo, e, elas têm muito conhecimento a ser legado

1.Adaptar-se ao ambiente

Evoluir em resposta ao meio – esta é a premissa básica do vírus. Como microganismo latente, sua função principal é a de sobreviver e resistir: as consequências disto são efeitos secundários. Essa capacidade de resiliência e adaptabilidade é o que os torna tão complexos e bem-sucedidos. Adapte-se ao mundo corporativo, seja o aspecto que ele apresentar. Como Darwin havia dito: As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, mas sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.

2.A inércia e a latência não significam necessariamente inatividade

Em 2014, na Sibéria, cientistas descongelaram um vírus (Pithovirus sibericum) que estava latente há 30.000 anos. Uma vez descongelado, o vírus voltou a tornar-se contagioso. Essa capacidade de latência dos vírus os torna incrivelmente resistentes. Outro aspecto é o de que um exemplar de vírus pode ficar latente no organismo hospedeiro, por longos períodos, e repentinamente replicar-se quando encontrar condições favoráveis, assim desencadeando os múltiplos efeitos de patologias diversas. Esse é mais um significado que podemos tirar do mundo dos microrganismos. Quando você acha que está estancado em uma posição, sem perspectiva de crescimento ou mudança, observe o ambiente, e aprenda com ele. Fique atento às oportunidades, a economia e as oportunidades são cíclicas, e a mesma maré que traz a recessão é aquela que traz as oportunidades. Fique atento ao ritmo dos acontecimentos, e, aprenda, sempre. A experiência e o conhecimento sempre serão incrementais.

3.Recombinar-se e adquirir informação (DNA) para progredir no meio

O vírus é um microrganismo com um tipo primitivo de inteligência. Agentes patológicos ou simplesmente parasitas, é um tipo tão intrincado de organismo que há divergências sobre se ele deve ou não ser classificado como ser vivo. Mas em sua elementaridade, ele prima pela sobrevivência, e, portanto, pelo instinto. Para se adaptar frente às adversidades, ambientes inóspitos e novas situações, ele utiliza a recombinação de seu DNA com a de outros vírus, bactérias e organismos. Troque conhecimentos, absorva o aprendizado proveniente de experiências, e tenha em mente que a conversão da teoria em algo prático é o que se denomina sabedoria.

4.Viva hoje, lute amanhã

Referindo-se em parte ao item dois, contudo, de um modo ainda mais significativo. Adiantaria você precipitar algumas coisas? Certas coisas pedem momentos de verdade e não podem ser adiadas, isso é um fato. Mas preste atenção, porque existem situações onde o melhor é simplesmente manter-se vivo hoje, para poder lutar amanhã. O mundo corporativo é uma grande estratégia, sobreviva às armadilhas e planeje o caminho, observando sempre que o meio é dinâmico, e a resiliência é fundamental, mas uma boa estratégia pode salvaguardar sua energia para momentos posteriores.

5.Comportamento multidirecional

Dizem que quem tudo faz, nada faz – isso depende de como é feito. Foque seu trabalho em objetivos de curto prazo para atingir metas de médio e longo prazo, mas não menospreze situações circundantes. Algumas coisas são desperdício, outras, investimento. Saiba reconhecer quais são dignas de investimento, mas nunca menospreze os detalhes; essa é a parte em que o multifatorial falha, na má-elaboração das partes. O vírus é capaz de transcrição reversa, ou seja, ele constrói inícios a partir de fins, perguntas a partir de respostas. Mais uma prova de que o pensamento deve seguir uma orientação multidirecional, e não linear.

6.Tenha uma estrutura complexa, mas aparente simplicidade

Um bacteriófago é um vírus que infecta bactérias. Eles têm uma estrutura que aparenta ser um mecanismo simples, mas é repleta de informação genética (DNA). Alguns fagos mantêm vigília sob seu hospedeiro, esperando o momento propício de reproduzirem-se. Alguns colocam seu material genético no próprio material genético de seu hospedeiro, aproveitando-se assim de uma reprodução conjunta. Pode parecer piada, mas eles são extremamente inteligentes. E são apenas vírus. Seja complexo em conhecimento, mas não aparente isso. Não dê as cartas de uma vez, saiba distribuí-las ao decorrer do jogo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento